Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

China divulga primeiras fotos após pouso na Lua

A sonda espacial Chang'e-3 fotografou o robô explorador Yu Tu que, por sua vez, também tirou um retrato da sonda

A China celebrou nesta segunda-feira o “êxito total” da missão lunar Chang’e-3, com a divulgação das primeiras fotografias feitas na Lua pelo veículo de exploração Yu Tu (Coelho de Jade).

Logo após se separar da sonda, o robô Yu Tu, portando uma pequena bandeira chinesa, se moveu para cerca de nove metros de distância da Chang’e-3 e fez uma fotografia de seu módulo de pouso. Simultaneamente, o módulo fez uma foto do robô Yu Tu. As imagens foram transmitidas para a China em tempo real, marcando a primeira vez que a bandeira do país foi fotografada em um corpo celeste.

AP

Sonda chinesa Yu Tu (coelho de jade)

Sonda chinesa Yu Tu (coelho de jade) (/)

Imagem do robô Yu Tu, feita pela sonda Chang’e-3

A sonda não tripulada chinesa Chang’e-3 pousou neste sábado na Baía dos Arco-íris, transformando o país asiático no terceiro, após Estados Unidos e União Soviética, a conseguir pousar na lua em operação controlada. Pesando 140 quilos e podendo se deslocar a 200 metros por hora, o robô Yu Tu vai pesquisar a estrutura geológica e as substâncias presentes na superfície da Lua durante três meses.

Repercussão – “O alcance da missão lunar vai além de tudo o que podemos imaginar”, afirma o jornal China Daily em um editorial com o título “Fantástica missão lunar”. “Com o rápido aumento da população mundial e o esgotamento de vários recursos, os avanços na exploração espacial e o uso pacífico dos recursos da Lua ou Marte poderiam ser uma opção para a humanidade em um futuro próximo”, completa o jornal.

No domingo à noite, o presidente chinês Xi Jinping e o primeiro-ministro Li Keqiang visitaram o centro de controle espacial de Pequim, onde foi anunciado formalmente o “êxito total” da missão Chang’e-3.

A agência oficial Xinhua anunciou nesta segunda-feira o lançamento em 2017 da Chang’e-5, a quinta missão lunar do país. Em 2015 já está programado o lançamento da missão Chang’e-4. A China lançou sua primeira missão lunar, Chang’e 1, em outubro de 2007, e a segunda no mesmo mês de 2010.

Leia também:

Chineses querem plantar legumes na Lua

Primeira sonda chinesa a pousar na lua será lançada ainda neste ano

Mitologia – O nome do programa lunar chinês, Chang’e, homenageia uma lenda tradicional oriental, segundo a qual uma deusa com esse nome habita a Lua. O robô explorador recebeu seu nome, por meio de uma votação popular pela internet, para lembrar o coelho que, segundo a tradição, acompanha a deusa Chang’e na Lua.

(Com Agência France-Presse)