Após seu retorno à Terra, seguido de uma missão no espaço, o astronauta norte-americano Mark Vande Hey relatou ao jornal Washington Post que as tensões criadas pela guerra na Ucrânia podem ter chegado à Estação Espacial Internacional (EEI). Um dos momentos de apreensão contados por Hey se deu durante a exibição de um filme na EEI.
Segundo ele, os astronautas se juntaram em determinado momento para assistir a filmes de ação hollywoodianos, muitos dos quais trazem personagens de origem russa como vilões. “Isso meio que me dá calafrios só de pensar (…) Em um ponto, olhei para meus companheiros de tripulação cosmonautas e disse: ‘O que isso desperta em vocês?’ E eles responderam: ‘É meio assustador quando vemos que todo mundo nos EUA estava retratando os russos como os bandidos’”, disse o norte-americano.
A Estação Espacial Internacional está em órbita desde 1998, e tem como principal objetivo abrigar astronautas e cosmonautas durante a realização de missões espaciais. Dentro de oito anos, expirará o contrato firmado pela Rússia relativamente à EEI, o que significa que cosmonautas terão de deixar de visitar a Estação depois dessa data. No entanto, a Rússia, junto com a China, tem planos de lançar sua própria estação espacial, a qual prescindirá de participação estadunidense.