95% de quem aborta não se arrepende, aponta levantamento
Nova pesquisa desbanca o típico argumento de que proibir a medida evitaria graves danos emocionais às mulheres
De acordo com um estudo publicado no periódico científico Social Science & Medicine ontem (12), a grande maioria das mulheres que realizam um aborto não se arrependem da decisão. Liderada por cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco, a pesquisa acompanhou 667 mulheres de 21 estados dos Estados Unidos, ao longo de cinco anos.
Como resultado, o trabalho revelou que 95% das participantes do estudo acreditam ter tomado a decisão correta quando escolheram abortar. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores perguntavam às mulheres se elas sentiam tristeza, culpa, alívio, arrependimento, raiva ou felicidade em relação à escolha. A opção mais popular foi o alívio.
Segundo o estudo, imediatamente depois do aborto é comum que a mulher sinta alguma mistura de emoções, como culpa e alívio, simultâneos. Contudo, após os primeiros dois anos, ela passa a relatar sentimentos estáveis, além de, usualmente, a certeza de que fez o que era melhor.
Para a autora principal do artigo, a bióloga Corinne Rocca, a pesquisa desbanca um dos principais argumentos de quem é contrário ao aborto. Segundo ela, é comum que digam que a proibição do aborto protegeria as mulheres do dano emocional que elas sofreriam ao abortar. No entanto, de acordo com o trabalho, não há prova alguma disso — muito pelo contrário, aliás.
Em 2015, inclusive, Rocca havia liderado outra pesquisa, com o mesmo número de participantes e acompanhamento mantido por três anos. O resultado obtido foi o mesmo: 95% das mulheres acreditava ter tomado a decisão acertada.
O número que pode azedar o sonho eleitoral de Lula em 2026
Risco de interferência de Trump no Brasil existe, mas não da maneira óbvia, diz especialista
Em decisão sigilosa, PGR arquiva investigação sobre segredos de Lula e Janja no Planalto
O novo (e doloroso) revés contra Wagner Moura rumo ao Oscar
Procurado pela Interpol, chefe da segurança de Rogério Andrade é preso no Rio







