Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

TSE admite “fila” para justificar, mas diz que e-Título opera normalmente

Justiça Eleitoral garante que quem quiser justificar a ausência do município onde votam conseguirá fazê-lo ainda neste domingo; prazo vai até dezembro

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 out 2024, 13h16 - Publicado em 6 out 2024, 13h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) admitiu que há uma “breve fila virtual” para justificar a ausência do local de votação nas eleições municipais neste domingo, 6, por meio do e-Título, mas afirmou que o aplicativo está “operando normalmente”.

    “Não se preocupe. Todo mundo vai conseguir justificar hoje (domingo), está bom?”, diz um apresentador em um vídeo publicado no perfil do TSE no Instagram.

    Eleitoras e eleitores que não estiverem no município em que votam precisam justificar a ausência às urnas. Isso pode ser feito pelo aplicativo e-Título ou em qualquer local de votação do país.

    O aplicativo conta com recurso de geolocalização e, por isso, identifica se o eleitor está fora do seu domicílio eleitoral e permite o registro da justificativa. 

    É preciso, no entanto, se atentar ao fato de que o download e a atualização da plataforma só podiam ser feitos até o sábado, 5, e não estão disponíveis neste domingo.

    Continua após a publicidade

    Para fazer a justificativa em um local de votação, o eleitor precisa apresentar um documento de identidade com foto e preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral. 

    Não é obrigatório mostrar o título de eleitor, mas, como o formulário RJE deve ser preenchido com o número do título, é necessário ter o número ao menos anotado.

    Justificativa depois da eleição

    A eleitora ou eleitor que não puder votar e não fizer a justificativa neste domingo terá até o dia 5 de dezembro para justificar a ausência às urnas no primeiro turno. 

    Continua após a publicidade

    A justificativa depois da eleição pode ser feita pelos seguintes meios:

    Para todas as opções é necessário apresentar documento que comprove o motivo alegado para a ausência. Quando a justificativa é feita no dia do pleito, não há necessidade de comprovar o motivo da ausência.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.