Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Roubos caem no Estado de São Paulo em abril; homicídios sobem na capital

Registros incluem desde pequenos roubos de celular cometidos contra pedestres à invasão domiciliar e contra comércios; estupros e homicídios cresceram

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 24 Maio 2019, 23h55 - Publicado em 24 Maio 2019, 23h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Revólver
    Em abril deste ano aconteceram 20.778 casos de roubo, o equivalente a 692 por dia (Thinkstock/VEJA)

    Caiu a quantidade de roubos registrada em cidades do Estado de São Paulo ao longo do mês de abril deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Em abril deste ano aconteceram 20.778 casos, o equivalente a 692 por dia – em abril de 2018, o número era de 759 roubos diários. Os registros incluem desde pequenos roubos de celular cometidos contra pedestres à invasão domiciliar e contra estabelecimentos comerciais.

    Publicidade

    Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 24, pela Secretaria da Segurança Pública. Os números referentes a roubos de veículo, a banco e de carga também registraram redução. A queda também foi notada em crimes como homicídio, onde a quantidade de vítimas foi reduzida em 3%, e latrocínio (-42%).

    Publicidade

    O coronel Alvaro Camilo, secretário executivo da Polícia Militar, disse ao Estado que dois fatores explicam a melhora no cenário da segurança: serviço de inteligência e operações. Ele cita as operações SP Mais Seguro e Rodovia Mais Segura como exemplos de ocasiões em que o policiamento é reforçado nas ruas. “Nesses dias, o efetivo praticamente dobra, o que tem efeito principalmente sobre o crime de roubo”, diz.

    O trabalho de investigação, acrescenta Camilo, permite que a Secretaria identifique as chamadas “manchas criminais”, áreas nas cidades em que o crime é mais frequente. “O efetivo tem sido deslocado para onde o risco de o crime acontecer é maior. Isso tem permitido uma pronta-resposta eficaz.”

    Publicidade

    Por outro lado, os registros de estupro voltaram a crescer, com 1.018 casos ao longo do mês de abril no Estado, alta de 6%. Os furtos gerais também tiveram alta, chegando a 44 mil casos em 30 dias. Camilo estima que cerca de 40% desses registros sejam referentes a furtos de celular.

    Capital tem alta de assassinatos

    A cidade de São Paulo voltou a ter aumento de homicídios em abril. Foram 59 assassinatos ante 56 no mesmo período do ano passado. Essa é a segunda alta mensal consecutiva na capital. A Secretaria da Segurança não apresenta uma causa específica para o aumento. O coronel Camilo não acredita que a alta tenha grande relevância. “Quando estamos com números baixos fica cada vez mais difícil reduzir. Não vemos essa alta como indicativa de alguma tendência.”

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.