Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Robinson Faria derrota Henrique Alves e é eleito governador do Rio Grande do Norte

Com 94,34% das urnas apuradas, o atual vice-governador do estado garante a vitória com 54,38% dos votos válidos

Por Da Redação 26 out 2014, 18h48

Robinson Faria (PSD) venceu a disputa pelo governo do Rio Grande do Norte, neste domingo. Com 94,34% das urnas apuradas, o atual vice-governador do estado conquistou 828.102 votos, que correspondem a 54,38% dos votos válidos. Faria está, assim, matematicamente eleito no Estado. Seu adversário, o deputado e presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB), obteve 694.817 votos, ou 45,62% dos votos válidos.

Robinson virou o jogo na reta final da campanha eleitoral potiguar – e para tanto contou com apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para decepção de Henrique Alves, aliado de Dilma no Congresso. No primeiro turno, embora a disputa tenha sido acirrada, o candidato do PSD ficou com a segunda posição, com 42,2% dos votos válidos, – contra 47,4% de Henrique Alves.

Filho do ex-governador Aluizio Alves, cujo mandato foi cassado pela ditadura militar, e primo do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, o peemedebista Henrique Alves articulou uma aliança heterogênea, incluindo, inclusive, siglas de oposição ao governo federal, como o próprio PSDB. O resultado, contudo, foi a derrota.

Leia também:

Pezão é eleito e segue no poder no Rio de Janeiro

No RS, Sartori derrota Tarso e é eleito governador

Continua após a publicidade
Publicidade