Uma falha no ajuste de fuso horário de celulares com iOS (iPhone) e Android adiantou em uma hora os relógios de aparelhos nesta segunda-feira. Segundo relatos no Twitter, o problema afetou usuários da operadora TIM.
Na madrugada desta segunda, os aparelhos afetados passaram a funcionar com horário de Fernando de Noronha (GMT -2), em vez do horário de Brasília (GMT -3).
O problema pode ser contornado pelo próprio usuário em seu aparelho: é preciso apenas desabilitar a atualização automática de fuso horário que os celulares oferecem.
Usuários de iPhone devem seguir os seguintes passos: pressionar o ícone “Ajustes”; entrar em “Geral”; ir até “Data e Hora”; desabilitar a opção “Automaticamente” de Fuso Horário.
Usuários de Android também devem desativar a atualização automática de Fuso Horário nas Configurações de Sistema. Dependendo do modelo do aparelho pode ser necessário indicar manualmente qual é o fuso.
Em nota, a TIM informou que hove uma “ocorrência de sistema”. “As ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio. A TIM lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus clientes pelo inconveniente”
Google e Apple, fabricantes dos celulares, não se manifestaram. A mudança não tem nada a ver com o ajuste automático de horário de verão, que só começa em 4 de novembro.