Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Relógio do seu celular adiantou uma hora sozinho? Saiba como corrigir

Falha afetou atualização automática de fuso horário de aparelhos iPhone ou Android

Uma falha no ajuste de fuso horário de celulares com iOS (iPhone) e Android adiantou em uma hora os relógios de aparelhos nesta segunda-feira. Segundo relatos no Twitter, o problema afetou usuários da operadora TIM.

Na madrugada desta segunda, os aparelhos afetados passaram a funcionar com horário de Fernando de Noronha (GMT -2), em vez do horário de Brasília (GMT -3).

O problema pode ser contornado pelo próprio usuário em seu aparelho: é preciso apenas desabilitar a atualização automática de fuso horário que os celulares oferecem.

Usuários de iPhone devem seguir os seguintes passos: pressionar o ícone “Ajustes”; entrar em “Geral”; ir até “Data e Hora”; desabilitar a opção “Automaticamente” de Fuso Horário.

Usuários de Android também devem desativar a atualização automática de Fuso Horário nas Configurações de Sistema. Dependendo do modelo do aparelho pode ser necessário indicar manualmente qual é o fuso.

Veja também

Em nota, a TIM informou que hove uma “ocorrência de sistema”. “As ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio. A TIM lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus clientes pelo inconveniente”

Google e Apple, fabricantes dos celulares, não se manifestaram. A mudança não tem nada a ver com o ajuste automático de horário de verão, que só começa em 4 de novembro.