Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Prontos para decolar: a volta do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre

Inauguração foi concretizada oficialmente com a aterrissagem de um voo oriundo de Campinas

Por Diogo Sponchiato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 out 2024, 12h23 - Publicado em 25 out 2024, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Foram 168 dias de portas fechadas até o primeiro voo aterrissar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, desde as enchentes que destruíram o Rio Grande do Sul, em maio deste ano. Com 75% de suas pistas submersas, o principal centro de tráfego aéreo da Região Sul esteve entre os alvos de um colapso climático e estrutural com prejuízos na casa dos 87 bilhões de reais, sem falar nas perdas inestimáveis — 183 mortos, mais de 11 000 feridos e doentes, quase 100 000 desabrigados. A história, dramática, casamento de eventos inesperados e descaso, teve um bem-vindo novo capítulo com a reabertura oficial do aeroporto na sexta-feira 18, com direito a toda a pompa e circunstância que as autoridades não tiveram ao longo dos anos com trabalhos de prevenção. Na segunda-feira 21, a inauguração foi concretizada oficialmente com a aterrissagem de um voo oriundo de Campinas, um dos setenta previstos para o dia, movimentando ao redor de 9 000 passageiros. “Estamos reabrindo esse aeroporto muito antes do que as pessoas imaginavam”, disse o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, que chefiou a pasta extraordinária para a reparação gaúcha. É um alívio, sem dúvida, e alavanca para que a economia volte a andar, mas nem tudo está resolvido. As obras continuam: o espaço retornou à operação com 80% da capacidade. Ao menos, bons ventos começam a soprar no estado assolado pelas chuvas e mobilizado em uma demorada reconstrução. Ter aviões no ar não é garantia de céu de brigadeiro numa terra ainda ferida.

    Publicado em VEJA de 25 de outubro de 2024, edição nº 2916


    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.