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Pesquisas sobre abstenção são maiores que na última eleição

Plataforma Google monitora dados sobre dúvidas dos usuários

Por Gustavo Silva Atualizado em 30 out 2022, 14h58 - Publicado em 30 out 2022, 13h59
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  • Durante todo o segundo turno das eleições de 2022, uma das maiores preocupações das campanhas de Jair Bolsonaro (PL) e de Lula (PT) é em relação aos não-votantes e indecisos, uma vez que os apoiadores de ambos os espectros se apresentam como massa consolidada nas pesquisas de intenção de votos. Mediante esse cenário, deve ser preocupante ao pleito dos presidenciáveis o aumento do número de pesquisas de internautas pelos termos “quanto custa a multa para não votar?” e “multa para não votar”, apontado pela empresa Bites, especialista em interpretação do universo digital.

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    Confira a apuração do resultado do segundo turno das eleições 2022.

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    As buscas na ferramenta do Google, comparadas ao mesmo período da última eleição presidencial, são 1,3 vezes maior do que em 2018, indicando um fluxo favorável a abstenção entre os eleitores, aponta o método Bites. São Paulo, maior colégio eleitoral do país, com cerca de 34 000 000 de votantes, as pesquisas sobre o valor da multa em caso de abstenção são 2,3 maiores do que na eleição presidencial de 2018. Nos estados da Bahia e de Minas Gerais, outros importantes colégios eleitorais do país, as buscas são, respectivamente, 2 e 1,6 vezes maiores que no pleito de quatro anos atrás.

    No primeiro turno, de acordo com a metodologia da Bites de identificar movimentações acerca da abstenção, os resultados indicados pela empresa mostravam que as buscas a respeito da multa em decorrência de não votação era compatível com as feitas em 2018. O valor da multa para quem não for votar é de, atualmente, 3,51 reais.

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