Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

O sertanejo vai às compras

Irecê (BA) se transformou em referência de comércio para uma região em que vivem 500.000 pessoas. Setor de serviços também se destaca

Por Gabriel Castro, de Irecê (BA) 28 Maio 2014, 19h51

Uma breve caminhada pelo centro de Irecê (BA) nesta quarta-feira foi suficiente para que a equipe da Expedição VEJA constatasse: estamos em uma cidade com vocação para o comércio. Grandes lojas, especialmente do setor têxtil, transformam as principais ruas do município em um formigueiro. Mas nem sempre foi assim.

Irecê passou por uma grave crise econômica nos anos 1990, com grandes perdas para os produtores de feijão – até então, a principal atividade econômica do município. Sem perspectivas muitas pessoas daqui migraram para o Sudeste e para outras regiões da Bahia.

Para os que ficaram na cidade, o comércio se mostrou uma das alternativas mais rentáveis. De lá para cá, Irecê se consolidou com o maior centro comercial do noroeste baiano. Hoje, lojistas e consumidores de toda a região vêm à cidade para adquirir produtos no atacado.

A oferta de confecções é especialmente grande porque lojistas daqui trazem grande quantidade de malhas de São Paulo a custos baixos. Uma população de 500.000 pessoas vive em Irecê e nas cidades vizinhas. São os potenciais consumidores dos produtos vendidos aqui.

O setor de serviços também se destaca em Irecê. Depois do poder público, o principal empregador da cidade são as empresas do ramo da saúde, seguidas pelo comércio de roupas.

A diversificação das culturas tem, aos poucos, permitido que a agricultura local volte a ganhar espaço. Mas, hoje, os setores de comércio e de serviços de Irecê já não dependem apenas do dinheiro gerado pela produção rural.

Infográfico: A Expedição VEJA, quilômetro a quilômetro

Nesta quinta-feira, nosso ônibus segue viagem para Janaúba (MG), a última parada antes do nosso próximo destino: Sete Lagoas (MG).

Saiba quando a Expedição VEJA vai chegar a cada cidade
Datas* Cidade
6/5 Jundiaí/SP
7/5 Joinville/SC
9/5 Não-me-toque/RS
11/5 Guarapuava/PR
12/5 Três Lagoas/MS
14/5 Rondonópolis/MT
15/5 Sorriso/MT
17/5 Barra do Garças/MT
18/5 Brasília/DF
19/5 Luis Eduardo Magalhães/BA
21/5 Cristino Castro/PI
22/5 Picos/PI
23/5 São Gonçalo do Amarante/CE
25/5 Tauá/CE
26/5 Petrolina/PE
28/5 Irecê/BA
29/5 Janaúba/MG
30/5 Sete Lagoas/MG
1/6 Porto Real/RJ
3/6 São José dos Campos/SP
Continua após a publicidade
Publicidade