O que tinha na casa de luxo que Oruam usava para o ‘acoitamento de criminosos’, segundo o MP
Residência está anunciada pelo valor de 40 milhões de reais em imobiliária de luxo
Detido após se entregar à Polícia Civil na terça-feira, 22, Oruam teve sua prisão determinada horas antes, em decisão do Tribunal de Justiça do Rio. Como justificativa, foi indicada pela Corte a confusão em seu condomínio, naquela madrugada, que impediu que agentes prendessem um adolescente de 17 anos, alvo de mandado de busca e apontado pela corporação como “o maior ladrão de carros do estado”. No parecer apresentado contra o cantor, o Ministério Público fluminense apontou ainda sua associação com a facção Comando Vermelho pela “reiterada utilização de sua residência como local de acoitamento de criminosos foragidos”. Avaliada em 40 milhões de reais, a casa onde o rapper mora tem contornos de luxo, vista para o mar e está situada em um condomínio no Joá, Zona Oeste do Rio.
No texto incluído na decisão do TJRJ, o Ministério Público do Rio afirma que Oruam configura “desafio direto e ostensivo ao Poder Judiciário e às instituições democráticas, ao frustrar deliberadamente o cumprimento de ordem judicial e incitar a insurgência contra agentes do Estado por meio de redes sociais, causando grave dano à ordem pública”. Ainda de acordo com o documento, a conduta do cantor “reveste-se de especial gravidade por ter ocorrido durante o cumprimento de mandado judicial, configurando desafio frontal ao Poder Judiciário”.
“A vinculação orgânica do representado com a organização criminosa Comando Vermelho, evidenciada pela reiterada utilização de sua residência como local de acoitamento de criminosos foragidos e pela ostentação pública de sua filiação à facção, demonstra que sua liberdade representa risco concreto e atual à segurança da coletividade”, diz outro trecho.
A mansão de Oruam
Citada no documento, a residência de Oruam está localizada em um condomínio de alto padrão. Delimitada por uma cancela, onde um guarda monitora a entrada e a saída de veículos e pessoas — embora, formalmente, não possa proibir a passagem —, a via de paralelepípedo onde o cantor mora é contornada por casarões e marcada pelo pouco movimento.
A mansão chama a atenção pela imponência. Anunciada em uma imobiliária de luxo, a casa tem área total de três mil metros quadrados e conta com sete banheiros, três vagas de garagem, sauna a vapor, piscina de borda infinita, área gourmet, varanda e um jardim em elevação, além de cinco suítes, duas delas com vista para o mar da Barra da Tijuca. Há ainda salas de estar, de TV e de jantar, além de um painel de energia fotovoltaica já instalado. Da rua, é possível ver também uma torre externa onde fica um elevador, que conduz os moradores aos diferentes pavimentos.





