Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O que é a indústria 4.0?

É a quarta revolução industrial — um salto de produtividade proporcionado pela integração de novas tecnologias e que sucede às três revoluções anteriores

Por Luciano Manenti
23 nov 2023, 15h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Hoje, 70% das linhas de produção da empresa no país já utilizam os conceitos da chamada Indústria 4.0 — uma integração de diferentes tecnologias, como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem. Nela, os dados são tão importantes quanto as engrenagens. O conceito surgiu há pouco mais de dez anos para descrever um conjunto de transformações que passou a ser chamado de quarta revolução industrial, impulsionada pelo desenvolvimento de tecnologias como inteligência artificial, blockchain, big data e pela crescente digitalização de máquinas e equipamentos — assim como o vapor, a eletricidade e os primeiros sistemas de automação moveram as três fases anteriores.

     

    pilares tecnológicos da indústria 4.0

     

    PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

    Aumento de produtividade: A integração digital das linhas de produção elimina gargalos e reduz perdas por erros de processo, antecipando problemas de manutenção e identificando pontos de melhoria.  Por que é importante: a redução das perdas pode aumentar as margens das empresas ou tornar os alimentos mais acessíveis para a população.

    Rastreamento dos insumos e produtos: Tecnologias como o RFID (de identificação automática) possibilitam rastrear todos os insumos de um alimento até a fábrica — e acompanhar o produto que sai dela até o consumidor final. Por que é importante: reduz os desperdícios e perdas do campo até a fábrica e dela até o consumidor, e melhora o controle de qualidade da comida.

    Personalização em massa: Com as tecnologias da Indústria 4.0, as empresas de alimentos podem customizar mais facilmente seus produtos para atender às necessidades específicas de determinados grupos de clientes — como os alérgicos ou com restrições alimentares — sem perder os ganhos de escala. Por que isso é importante: para as indústrias, abre caminho para agregar maior valor à produção. O consumidor tem a vantagem de ter o alimento mais adequado às suas necessidades.

    Continua após a publicidade

    OS RESULTADOS DA REVOLUÇÃO

    Um estudo da consultoria McKinsey mostra que a elite mundial formada pelas 132 empresas mais avançadas na adoção de ferramentas na Indústria 4.0 apresenta os seguires resultados⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    resultados da revolução

     

    COMO ESTÁ O BRASIL 

    Continua após a publicidade

    Por aqui, o setor de alimentos ainda é um dos menos maduros no uso de tecnologias da Indústria 4.0

    COMO ESTÁ O BRASIL 
    dados indústria 4.0 (iStock/iStock)

    Empresas industriais que não utilizam nenhuma tecnologia digital – ou cujos executivos não sabem responder se usam (setores selecionados.

    Principais barreiras para adoção de tecnologias digitais nas indústrias brasileiras de alimentos

    Continua após a publicidade

    adoção de tecnologias digitais

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀‎

    OS RESULTADOS DA REVOLUÇÃO

    Um estudo da consultoria McKinsey mostra que a elite mundial formada pelas 132 empresas mais avançadas na adoção de ferramentas na Indústria 4.0 apresenta os seguires resultados

    ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.