Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Novo plano diretor da USP prevê metrô dentro da Cidade Universitária

Estação Universidade de São Paulo está prevista na futura Linha 22-Marrom do Metrô, ainda em fase inicial de estudos e sem previsão de início das obras

Por Juliana Elias Atualizado em 20 out 2024, 19h11 - Publicado em 20 out 2024, 18h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • USP
    Campus da USP no Butantã, em São Paulo: nova estação está prevista para ficar próxima à Praça do Relógio (Reprodução/VEJA)

    O novo plano diretor da Universidade de São Paulo (USP) para o campus do Butantã, que está em fase final de elaboração, prevê uma nova estação de metrô dentro da Cidade Universitária. A futura estação Universidade de São Paulo deve integrar a Linha 22-Marrom do Metrô, que ligará a cidade de Cotia, na região metropolitana, à atual estação Sumaré, na zona oeste da capital, passando também pelo município de Osasco e outros pontos do bairro de Pinheiros. A linha está em fase inicial de estudos, de acordo informações do Metrô, e ainda não tem previsão de licitação ou início das obras.

    Pela proposta desenhada para o plano diretor, a nova estação deverá ficar na Av. Prof. Luciano Gualberto, próxima à Reitoria e à Praça do Relógio. A versão definitiva do plano ainda precisa ser aprovada. De acordo com os organizadores, o campus e o Metrô têm mantido conversas nessa elaboração.

    Projeto do Metrô para a futura Linha 22-Marrom
    Projeto do Metrô para a futura Linha 22-Marrom (Relatório Integrado 2023/Metrô/Reprodução)

    Durante a construção da Linha 4-Amarela, chegou-se a pensar na possibilidade de levar uma estação para dentro ou perto da Cidade Universitária, mas os projetos não avançaram e a estação mais perto foi colocada na Av. Vital Brasil, onde foi inaugurada, em 2012, a Estação Butantã. Os alunos da USP têm acesso à estação por linhas de ônibus circulares, com direito a passagem gratuita.

    Continua após a publicidade

    A comunidade da USP debate atualmente as diretrizes que deverão compor a nova edição do plano diretor a disciplinar as políticas públicas voltadas para a Cidade Universitária bem como à integração com os bairros e comunidades do entorno. Ampliar a acessibilidade ao campus e a circulação interna para pedestres, bicicletas e transporte público é um dos eixos abordados pelo plano, que inclui também políticas voltadas à ampliação de serviços, segurança, uso e preservação do patrimônio, sustentabilidade e outros. Todas as propostas estão apresentadas na página da USP sobre o plano diretor.

    Ao longo de setembro foram realizadas audiências públicas, abertas à comunidade, e, agora, as propostas estão em fase de consolidação para elaboração da versão final. A previsão é ter o projeto definitivo aprovado e apresentado até dezembro.

    O projeto da Linha 22-Marrom foi anunciado em 2022 pelo Metrô, quando foi aberta a licitação para a elaboração do anteprojeto da linha, já prevendo uma estação para a Cidade Universitária. De acordo com o Relatório Integrado de 2023 do Metrô, a Linha 22-Marrom teve no ano passado o início das fases de elaboração do anteprojeto de engenharia e do estudo de impacto ambiental.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.