Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre Carroll Shelby, piloto e construtor de automóveis

O piloto e construtor de automóveis Carroll Shelby, criador de dois dos carros esportivos americanos mais conhecidos nos anos 60 – AC Cobra e Shelby Mustang -, morreu aos 89 anos, informou nesta sexta-feira sua empresa, a Carroll Shelby International (CSI).

Shelby, um dos pilotos mais conhecidos nos EUA após a Segunda Guerra Mundial, se dedicou à construção de automóveis a partir da década de 60, introduzindo os enormes motores V8 da Ford em um roadster inglês, dando origem ao AC Cobra.

A combinação de potência e leveza resultou formidável na pista, permitindo ao Cobra vencer as 24 Horas de Le Mans em sua categoria.

Impressionada com o sucesso, a Ford entregou a Shelby o desenvolvimento de seu carro de corrida GT40, que acabou com a supremacia da Ferrari no circuito de Sarthe em 1966 e 1967.

Shelby, que morreu na quinta-feira em seu estado natal do Texas, também foi o “pai” das séries especiais do Ford Mustang GT350 e GT500, construídas no final dos anos 60 com alta potência e carrocerias agressivas.