Carlos Fávaro, ministro da Agricultura do governo Lula, participou da edição desta sexta da live de Os Três Poderes. O programa semanal de VEJA tem apresentação de Marcela Rahal e comentários dos colunistas Matheus Leitão, Robson Bonin e Ricardo Rangel. As nem sempre tranquilas articulações entre a gestão petista e o agro, que mostra sua força na economia brasileira, foram um dos temas em pauta. Para o ministro, as ações de Lula “ajudam a desmistificar” a relação entre o agro e a esquerda. Segundo ele, apenas “cerca de 2% dos produtores” não seguem hoje boas práticas ambientais. Assista:
Os colunistas também debatem a decisão do governo de manter a meta fiscal defendida pelo ministro da Economia, Fernando Haddad. O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024, deputado Danilo Forte (União-CE), disse nesta quinta-feira, 16, que o governo Lula confirmou que deverá manter a meta. Haddad enfrentou saia justa junto à ala mais política do governo, que defendia a flexibilização da meta, a fim de aumentar gastos no ano de eleições municipais.
Forte falou com jornalistas após uma reunião com Haddad, Simone Tebet (do Planejamento) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) no Palácio do Planalto. “(Na reunião, o governo) tirou qualquer possibilidade de emenda ao relatório, qualquer mensagem modificativa com relação ao que está sendo decidido, e a preservação do arcabouço fiscal. A possibilidade de revisão poderá advir de alguma mudança no futuro. No presente, o governo manteve meta de déficit zero em 2024″, afirmou.
A manutenção da meta fiscal, defendida pela ala econômica e com coro em boa parte do Congresso e do mercado financeiro, tem em sua principal oposição o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Haddad. Nesta semana, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) protocolou duas emendas à LDO para alterar a meta em 0,75% a 1%, aumentando assim o espaço para gastos no próximo ano.
A saia justa entre o governo Lula e a visita da “dama do tráfico” Luciane Farias à Esplanada dos Ministérios também serão assuntos debatidos no programa.