O problema da superlotação do túnel de passageiros entre as estações Paulista e Consolação – nas Linhas 2-Verde e 4-Amarela do metrô de São Paulo, respectivamente – será resolvido com três intervenções distintas, incluindo duas novas saídas para a rua. A mais ambiciosa das soluções prevê a construção de outra passagem subterrânea entre as duas paradas, paralela à existente, disse nesta terça-feira o presidente da Companhia do Metropolitano (Metrô), Luiz Antonio Carvalho Pacheco.
Em entrevista, o dirigente afirmou que essa construção, especificamente, deverá custar entre 20 e 25 milhões de reais e levar cerca de dois anos para terminar – a previsão é de que a escavação comece em 2014. “É uma obra complexa, você não tem muito acesso ao túnel e as duas estações estarão operando. É difícil.”
Quando esse túnel estiver pronto, funcionará com o fluxo dos passageiros em apenas um sentido – provavelmente o da Estação Paulista. Desta forma, o que existe atualmente e está superlotado terá usuários seguindo para a Consolação, desafogando-o substancialmente.
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Acidentes – Em setembro, uma pane nas esteiras rolantes dessa passagem deixou vinte feridos. Oito meses antes, outro acidente no mesmo local, sempre cheio, resultou nem onze passageiros feridos. Na época, o Ministério Público Estadual abriu um inquérito para investigar a segurança da passagem, por onde circulam diariamente 98 000 pessoas, segundo dados de 2011. Uma das recomendações do promotor Maurício Ribeiro Lopes foi a de remoção das esteiras rolantes.
Pacheco falou na terça-feira que a sugestão poderá ser acolhida. “Estamos pensando a partir da implementação (desse túnel novo) desativar as próprias esteiras (do túnel atual).” A passagem que já funciona, com 195 metros de comprimento, opera no limite de sua capacidade desde sua abertura, em 2010.
Saída – Outra medida que será adotada é a construção de uma nova saída do complexo das estações Paulista e Consolação, na Avenida Paulista, perto da esquina com a Rua da Consolação, onde funcionava o antigo acesso para pessoas com deficiência da Estação Consolação.
Além dessa, um novo acesso será feito na Rua Bela Cintra. “Vai ser só saída, da Linha 4 diretamente para a rua.” As obras devem ser entregues ainda neste ano. Pacheco não informou quanto custarão essas duas intervenções.
(Com Estadão Conteúdo)