Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Médica acusada de acelerar morte de pacientes é absolvida

Ex-chefe da UTI do Hospital Evangélico de Curitiba, Virgínia Souza foi denunciada pela promotoria de homicídio e formação de quadrilha

Por Da redação
Atualizado em 21 abr 2017, 13h26 - Publicado em 21 abr 2017, 13h25

O Tribunal de Justiça do Paraná inocentou na noite desta quinta-feira a médica Virgínia Soares de Souza acusada de acelerar a morte de sete pacientes na UTI do Hospital Evangélico de Curitiba. A decisão foi tomada pelo juiz Daniel Surdi de Avelar, da 2ª Vara do Júri de Curitiba. Ele considerou que não havia provas suficientes para levá-la a júri. Além de Virgínia, também foram absolvidos mais sete profissionais que trabalham com a médica.

O caso ganhou repercussão em fevereiro de 2013, quando Virgínia foi presa pela Polícia Civil. Posteriormente, o Ministério Público estadual a denunciou por sete homicídios duplamente qualificados e formação de quadrilha. Segundo o MP, ela usava um coquetel de medicamentos, o chamado “kit morte”, para induzir pacientes ao óbito. O objetivo seria liberar leitos na UTI para a chegada de novos pacientes. A investigação foi baseada na oitiva de testemunhas, interceptações telefônicas e análise de prontuários médicos.

O advogado Elias Mattar Assad celebrou a decisão, afirmando que sua cliente foi “injustamente presa” e “linchada moralmente”. “Não ficou provado quem matou, quando e como aconteceu. Eles [os pacientes] morreram dos efeitos deletérios da sua própria doença. Morrer não é crime. Matar é. Não ficou provado nenhum ato humano que induzisse a morte de alguém. A dor da perda não dá o direito a ninguém de acusar inocentes. Hoje, houve um resgate de uma verdade”, disse o advogado, em coletiva de imprensa transmitida pelo Facebook nesta sexta-feira.

O advogado disse que pretende processar o Estado pelas acusações que a levaram perder o emprego e lembrou que a sua cliente ganhou uma ação de indenização de cerca de 4 milhões de reais movida contra o Hospital Evangélico.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.