Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jungmann: ‘Se Rogério 157 voltar, Forças Armadas retornarão’

O Ministro da Defesa afirmou que as forças policiais estão prontas para voltar à Rocinha, caso necessário

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que se o chefe do tráfico da favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio, Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, voltar à região, as Forças Armadas também retornarão. O ministro afirmou que um dos motivos para a saída das tropas foi a informação de que Rogério deixara a favela.

“Soubemos que ele não estava mais na Rocinha, então não fazia mais sentido manter aquele efetivo lá, paralisado. Além disso, temos várias outras operações programadas, em outras comunidades, que também reclamam a presença das Forças Armadas”, disse Jungmann nesta sexta-feira 29. “Mas se ele voltar nós voltaremos, estamos organizados para retornar em duas horas, caso sejamos acionados de novo”, afirmou.

Na manhã desta sexta-feira um homem foi preso por esfaquear uma pessoa. Questionado sobre os relatos de violência registrados na comunidade nesta quinta-feira, quando foi anunciada a retirada do efetivo, Jungmann disse que que “é utopia” pensar que os crimes serão zerados.

“A Rocinha tem 70.000 habitantes e muitos homicídios, imaginar que nós vamos conseguir chegar ao delito zero é evidentemente uma utopia. Essa questão é policial e deve ser resolvida no âmbito das polícias”, disse.

O ministro também criticou a proposta da Defensoria Pública da União que defende o retorno de todos os detentos que estão há dois anos ou mais no sistema penitenciário federal aos seus estados de origem. “Isso é dar um mãozinha ao crime organizado. Espero que isso seja barrado. Isso não é a favor dos direitos humanos, é a favor dos criminosos que matam”, disse.

A reportagem do jornal O Globo desta sexta-feira afirma que a Defensoria Pública da União pediu que todos os detentos de presídios federais sejam enviados de volta a seus estados. A ação, protocolada no Supremo Tribunal Federal, poderia levar de volta ao Rio 55 chefes do tráfico, como Fernandinho Beira-Mar e Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, ex-comandante do tráfico na Rocinha.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Até quando o Sr ministro da Defesa irá tratar as FFAA como se fosse fantoches? Até quando os Sr Generais ficarão omissos ou apáticos e tomarão partido desse de emprego das FFAA? A declaração do Sr Min Defesa é patética por um simples fato…o traficante Rogério 157 se mudou para outro planeta??? Lembro que o que foi gasto só para mobilizar as FFAA nesse período de guerra na Rocinha daria para comprar viaturas, pagar o salário da PM/PC do RJ por um mês…diga-se de passagem com o dinheiro do povo…Usam as FFAA de forma incompetente …não as deixam trabalhar efetivamente para resolver essa guerra instalada há décadas no RJ…Falam muito da ditadura dos militares maas hoje vivemos numa ditadura muito pior dos bandidos de toda ordem principalmente dos que encontram-se na chefia dos poderes em Brasília…

    Curtir

  2. Até quando o Sr ministro da Defesa irá tratar as FFAA como se fosse fantoches? Até quando os Sr Generais ficarão omissos ou apáticos e tomarão partido desse de emprego das FFAA? A declaração do Sr Min Defesa é patética por um simples fato…o traficante Rogério 157 se mudou para outro planeta??? Lembro que o que foi gasto só para mobilizar as FFAA nesse período de guerra na Rocinha daria para comprar viaturas, pagar o salário da PM/PC do RJ por um mês…diga-se de passagem com o dinheiro do povo…Usam as FFAA de forma incompetente …não as deixam trabalhar efetivamente para resolver essa guerra instalada há décadas no RJ…Falam muito da “ditadura” dos militares maas hoje vivemos numa ditadura muito pior qual seja a ditadura dos bandidos de toda ordem principalmente dos que encontram-se na chefia dos poderes em Brasília…

    Curtir

  3. hildo molina

    entendi? se ele “trabalhar” fora da rocinha tudo bem?

    Curtir

  4. Santa Ingenuidade Batman..
    Eu Achava Que O Problema
    Era Drogas, Fuzis E Violência
    É Só Um Tal De Rogério 157
    Uffa…
    Estamos Todos À Salvo !!!!

    Curtir

  5. E A Rocinha Segue Com
    Seu Comércio De drogas
    E Foras Da Lei Exibindo
    Fuzis E Atirando Pra Cima
    Mostrando Quem Dá As
    Cartas…

    Curtir

  6. Que palhaçada. Esse cara pensa que está no Recife e as forças armadas fossem a guarda municipal. É inacreditável que chegamos a essa situação de caos instalado com roupagem de intelectualidade. Poucos lobos, muitos carneiros e um povo catatônico.

    Curtir

  7. Francisco Luiz

    Estranho isso tudo. Fica parecendo que as FA estavam apenas colocando ordem no comercio de drogas. Agora que um dos chefes foi expulso, entao as FA podem sair. Puxa que pena…

    Curtir

  8. Francisco Luiz

    Focou parecendo que as FA estavam apenas colocando ordem no comercio de drogas. Como um dos chefes ja foi expulso, as FA vao embora. Os outros traficantes podem continuar trabalhando em paz. E isso???

    Curtir

  9. Luiz Chevelle

    Seu bosta, quando as Forças Armadas saírem ele volta. A solução é militar, seu mané. É busca e destruição.

    Curtir

  10. Horacio Pires

    Declaracao infeliz do ministro…ajudaria se tivesse ficado calado…TENHA PRUDENCIA,MINISTRO…

    Curtir