Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Julia Gama, Miss Brasil 2020: “Sou desprezada por feministas”

A gaúcha fala alemão, espanhol, inglês e mandarim, cursou engenharia química e gosta de livros que vão muito além do clássico 'O Pequeno Príncipe'

Por Sabrina Brito Atualizado em 4 jun 2024, 14h32 - Publicado em 6 nov 2020, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • JULIA-GAMA-MISS-BRASIL-2020-1.jpg2
    NOVA MISS BRASIL – Personalidade: “O feminismo deve ser a ideia de que a mulher pode fazer o quiser” – (Marcelo Faustini/.)

    Por que você abriu mão da engenharia para se aventurar pelos concursos de beleza? A minha prioridade é trabalhar com algo que faça o olho brilhar, e a engenharia simplesmente não me inspirava. Hoje, sei que estou fazendo o que é melhor para mim.

    Os concursos de miss não reforçam os estereótipos de beleza, coroando com frequência mulheres muito magras? Essa é uma ideia superficial do que é um concurso. Há concursos de todos os tipos, cada um contemplando um tipo de beleza diferente: alguns são focados nos perfis clássicos de modelos, outros são destinados a mulheres plus size, há também aqueles para meninas mais jovens. Não dá para resumir dessa forma algo que, na verdade, é tão plural. Convido os críticos a conhecer melhor o meio e a diversidade nele presente.

    Mas os concursos que premiam mulheres fora do “padrão” não são tão populares quanto os demais. É difícil dizer. O Miss Universo, por exemplo, é um concurso mais antigo e tradicional, enquanto os concursos plus size são recentes. A questão é de construção de marca.

    Como você enxerga o movimento feminista? É irônico ser desprezada por algumas feministas apenas por participar de concursos de beleza. Não gosto de ser julgada por isso. Acredito que o feminismo seja, acima de tudo, a ideia de que a mulher pode fazer o que ela quiser. Deveria haver mais sororidade e menos julgamento entre nós.

    Continua após a publicidade

    Para que servem os concursos de beleza? Esses concursos dão visibilidade à mulher, empoderam meninas do mundo todo, permitem que as vencedoras usem sua fama para defender o que elas quiserem. De minha parte, busco zelar pela celebração da diversidade e pela tolerância — e só posso fazer isso de forma pública por ser miss.

    Qual foi o último livro que você leu? Foi Intuição — O Saber Além da Lógica, do indiano Osho.

    O livro O Pequeno Príncipe é conhecido por ser popular entre as candidatas a miss. Você também é fã da obra? Sim, eu li, mas antes de pensar em ser miss. Devia ter 15 anos na época. É um livro muito sensível e de verdades universais. Gosto muito. Todo mundo deveria ler.

    Continua após a publicidade

    Publicado em VEJA de 11 de novembro de 2020, edição nº 2712

    VEJA RECOMENDA | Conheça a lista dos livros mais vendidos da revista e nossas indicações especiais para você.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.