PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

INSS altera regras para prova de vida e renovação de senhas

Idosos com mais de 80 anos ou com dificuldade de locomoção poderão fazer comprovação sem sair de casa

Por Agência Brasil Atualizado em 26 mar 2019, 17h55 - Publicado em 26 mar 2019, 10h43

O governo federal publicou nesta terça-feira, 26, no Diário Oficial da União, novas regras para a chamada prova de vida e a renovação da senha de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde 2012, os segurados devem comprovar que estão vivos para manter o benefício ativo. O objetivo é evitar fraudes no pagamento.

A partir de agora, aposentados ou pensionistas com mais de 60 anos de idade vão poder solicitar a realização da prova de vida e a renovação de senha também em agências do INSS. Antes, o único meio possível era comparecer ao banco pagador do benefício.

Já para os beneficiários com dificuldade de locomoção e idosos acima de 80 anos, a comprovação pode ser feita por meio de visita externa à casa do aposentado ou a outro local informado por ele. Nos casos específicos de dificuldade de locomoção, o requerimento para a realização da prova de vida na casa do segurado deverá ser efetuado pelo representante legal ou procurador, que deve apresentar atestado médico ou declaração sobre o estado do beneficiário emitida por uma unidade de saúde. Todos esses serviços deverão ser previamente agendados por meio da Central 135 ou do Meu INSS.

Bloqueio

O INSS poderá bloquear o pagamento do benefício encaminhado às instituições financeiras até que o beneficiário atenda à convocação para comprovar que está vivo. “A prova de vida e o desbloqueio de crédito realizado perante a rede bancária serão realizados de forma imediata, mediante identificação do titular, procurador ou representante legal”, informou o órgão.

A comprovação é obrigatória para todos que recebem pagamentos por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado, pois evita pagamentos indevidos e fraudes.

Continua após a publicidade

A rotina é cumprida anualmente pela rede bancária, que determina a data da forma mais adequada à sua gestão — alguns bancos usam a data de aniversário do beneficiário enquanto outros utilizam a data de aniversário do benefício.

(Com Agência Brasil)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.