Eram cerca de 9h30 da manhã quando começaram os primeiros sinais de incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O fogo começou no almoxarifado da unidade de saúde, próximo à enfermarias e salas de radiologia, no subsolo. Ao todo, 200 pacientes foram resgatados do prédio 1 e transferidos para outras alas e hospitais próximos. Os doentes acabaram retirados em macas e levados para um galpão em frente ao hospital.
Depois que o prédio foi evacuado, as equipes trabalharam para retirar equipamentos e documentos. De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Lauro Boto, as chamas foram controladas e agora 90 militares de cinco quartéis atuam no rescaldo dessa operação.
Nas redes sociais, o governador em exercício, Claudio Castro, atualizou a situação do incêndio. “De Brasília acompanho o incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso. Equipes do Corpo de Bombeiros dos quartéis da Ilha do Governador, São Cristóvão, Penha e Central atuam em conjunto para combater as chamas e resgatar pacientes. Não há vítimas fatais”, postou.
O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) também se manifestou em sua conta no Twitter: “Tristeza em ver o incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso. Espero que todos pacientes e trabalhadores sejam retirados em segurança e que todas as vidas sejam salvas”, disse.
O Hospital Federal de Bonsucesso é uma referência no estado do Rio e realiza cerca de 15 000 consultas, 1 300 internações, 1 200 atendimentos de emergência e 120 000 exames laboratoriais todos os meses, segundo o site da instituição. Por lá, 2 000 pessoas, entre funcionários e pacientes, circulam todos os dias.