Força Nacional vai reforçar segurança no 7 de Setembro em Brasília
Ministério atendeu a pedido do governo do DF e autorizou uso da tropa no apoio ao desfile da Independência
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) atenderá ao pedido da governadora em exercício do Distrito Federal (DF), Celina Leão, encaminhado por ofício na última quinta-feira, 31, e disponibilizará a Força Nacional de Segurança Pública para reforçar a segurança e prestar apoio durante o desfile do 7 de Setembro em Brasília.
A solicitação foi feita ao secretário executivo do ministério Ricardo Capelli, após o governo do DF ser alertado sobre a existência de vídeos nas redes sociais com ameaças de possíveis atos de vandalismo durante o Dia da Independência.
“Recebemos o pedido da governadora em exercício e iremos disponibilizar a Força Nacional para atuar de forma preventiva e cooperativa. Teremos uma bela festa”, disse Capelli.
Na última sexta-feira, 1°, o governo do DF criou o Gabinete de Mobilização Institucional (GMI), que se reuniu pela primeira vez nesta segunda. Sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), o gabinete vai finalizar a estratégia de atuação durante o 7 de Setembro.
O plano de segurança para a data prevê restringir a circulação de veículos e pessoas na Esplanada e na Praça dos Três Poderes e reforçar a proteção de prédios públicos – depredados nos ataques de 8 de janeiro. A Abin anunciou que vai monitorar ameaças ao desfile em tempo real.
(Com Agência Brasil)