Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Exame/ideia: 53% dos brasileiros são a favor do lockdown

Maior aderência à ideia vem dos mais velhos, dos mais estudados, dos mais ricos e da região Norte

Por Sabrina Brito 12 mar 2021, 15h08

Um novo levantamento Exame/Ideia divulgado nesta sexta-feira revelou que 53% dos brasileiros são a favor de implementar um lockdown no país. De acordo com o estudo, a maioria da população defende essa medida como melhor forma de controlar a pandemia.

Atualmente, passamos pelo pior momento de toda a crise de saúde suscitada pelo novo coronavírus. Com a marca de mais de 2 mil mortes sendo ultrapassada diariamente nas últimas 48 horas, o país parece estar à beira do colapso.

Como forma de tentar mitigar os efeitos da pandemia, alguns prefeitos e governadores pelo Brasil têm adotado protocolos mais severos. Em São Paulo, por exemplo, haverá um toque de recolher das 20 horas às 5 horas da manhã por duas semanas, a partir do próximo dia 15. Para cidades que adotaram o lockdown “de verdade”, os casos de covid-19 estão em queda notável, como é o exemplo de Araraquara, no interior de São Paulo.

Ainda segundo o levantamento, os segmentos mais favoráveis ao lockdown são os mais velhos, a região Norte e as partes da população que contam com maior renda e escolaridade. Existe também uma correlação entre avaliar o governo como ruim/péssimo e se posicionar favoravelmente ao lockdown.

A pesquisa ouviu 1,2 mil pessoas entre os dias 8 e 10 de março. Dentre elas, 26% afirmaram que nada deve mudar na forma como combatemos a pandemia. A margem de erro do estudo é de três pontos percentuais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.