Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

ES tem volume de chuva acima do esperado e decreta situação de emergência

Ao menos 10 cidades do Espírito Santo foram afetadas por temporais entre a noite de sexta e este sábado

Por Da Redação Atualizado em 8 Maio 2024, 12h11 - Publicado em 23 mar 2024, 13h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As fortes chuvas que atingem o Sudeste do país neste fim de semana chegaram ao Espírito Santo na madrugada deste sábado, 23, com registros de temporais bem acima do inicialmente previsto. A situação fez o governador do estado, Renanto Casagrande (PSB), anunciar que vai publicar ainda hoje um decreto de situação de emergência.

    Em coletiva de imprensa, Casagrande afirmou que a situação começou a se agravar no fim da noite de sexta-feira e que o volume de chuva surpreendeu. A previsão indicava uma chuva de 100 a 120 milímetros, mas o acumulado chegou a 300 milímetros em algumas regiões.

    Os temporais provocaram o alagamento de cidades principalmente no Sul do estado, com carros, caminhões e ambulâncias sendo arrastados pelas ruas. Mais de 1.200 pessoas estão desalojadas.

    “Infelizmente, temos notícias de pessoas desaparecidas. Ainda não é oficial o que aconteceu de forma definitiva com essas pessoas, mas temos informações dos prefeitos que pessoas podem ter perdido a vida ou estão desaparecidas”, disse o governador do Espírito Santo.

    Ele ponderou que ainda não há um balanço sobre a situação e que a prioridade, neste momento, é resgatar as vítimas atingidas pelas chuvas. Casagrande informou ainda que telefonou para o ministro da Integração, Waldez Góes, para informá-lo da situação na região.

    Continua após a publicidade

    Governador do Rio oferece apoio

    Neste sábado, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, entrou em contato com o governador do Espírito Santo para se colocar à disposição para um trabalho integrado entre as duas gestões.

    O Rio também foi fortemente atingido com as chuvas deste final de semana e já registrou sete mortes. Ainda há pessoas desaparecidas e soterradas.

    Ao todo, os bombeiros do estado já registraram mais de 100 ocorrências, entre desabamentos de terra, inundações e desabamentos. Em uma publicação no X (ex-Twitter), Cláudio Castro afirmou que há um “trabalho incansável” e que pelo menos 90 pessoas foram resgatadas com vida.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.