O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou neste sábado, 18, que mudará as normas a respeito do porte de água em espetáculos. De acordo com ele, a entrada com garrafas será permitida, desde que em material adequado, e as produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor terão a obrigação de disponibilizar água potável gratuita aos expectadores.
A determinação é da Secretaria do Consumidor, vinculada à pasta de Dino, e será oficializada em portaria que deve ser publicada ainda hoje. A medida foi tomada após a morte de uma fã da cantora Taylor Swift, nesta sexta-feira. 17. Natural do Mato Grosso do Sul, Ana Clara Benevides, 23, estava próxima a grade de contenção do show, no Rio de Janeiro, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
O Ministério Público do Rio de Janeiro anunciou que vai acionar a T4F, empresa responsável pela organização do espetáculo, e promotores de Justiça de plantão vão fiscalizar o estádio Nilson Santos. O corpo de Ana Clara começou a ser periciado para esclarecer as circunstâncias da tragédia.
“Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos uma fã no começo desta noite”, afirmou Taylor Swift em suas redes sociais. “Sinto muitíssimo pela perda, e meu coração partido está ao lado da família e dos amigos. Esta é a última coisa que eu pensei que aconteceria quando decidi trazer esse show ao Brasil”.
A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar…
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) November 18, 2023
A turnê, chamada de The Eras Tour, era uma das mais aguardadas do ano e ocorre em meio a uma onda de calor que toma boa parte do Brasil. No Rio de Janeiro, as sensações térmicas chegaram à casa dos 60 graus Celsius. De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos 1.000 pessoas desmaiaram no estádio Nilton Santos, na primeira noite da série de shows que ocorrerão no Brasil até o próximo dia 26.
Ao longo do dia, vários fãs reportaram sobre o calor extremo nas redes sociais e reclamaram de filas de até duas horas para conseguir uma garrafa de água com a organização do espetáculo. Em nota, a empresa de entretenimento T4F lamentou o ocorrido e disse que a jovem recebeu os primeiros socorros ainda durante o show. A produtora anunciou que vai ampliar pontos de fornecimento de água na segunda apresentação da artista e reforçar a quantidade de brigadistas e de estruturas de atendimento médico. A produtora informou também que a partir de agora será permitida a entrada de fãs com copos de água e alimentos lacrados, sem limitação de itens por pessoa.
Dino já havia afirmado que sua pasta iria apurar as denúncias de que havia restrição a água no show. “É inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à água”, disse. Em suas redes sociais, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou ter denunciado a T4Fun ao Ministério Público Federal por impedir que o público entrasse com suas próprias garrafas d’água.