As Forças Armadas são consideradas como a instituição mais confiável para os brasileiros, segundo pesquisa divulgada na sexta-feira, 12 pelo Datafolha.
O levantamento aponta que 45% dos entrevistados dizem “confiar muito” em Exército, Marinha e Aeronáutica. Em seguida está a Presidência da República (com 29%), Ministério Público e Judiciário (ambos com 25%). A Imprensa recebeu 24% das respostas.
Para os militares, o número é oito pontos maior do que o registrado em junho (37%). O levantamento aponta ainda que 35% dos brasileiros confiam pouco na instituição e 18% dizem não confiar.
A oscilação ocorre depois que dois militares da reserva, Jair Bolsonaro (PSL) e Hamilton Mourão (PRTB), foram eleitos presidente e vice-presidente da República, além de diversas nomeações para cargos de primeiro e segundo escalão no poder público Datafolha. A pesquisa foi feita antes da morte, por oitenta tiros disparados por militares do Exército, do músico Evaldo de Santos Rosa, no Rio de Janeiro.
A confiança é maior na região sul (50%) e entre homens (55%). Entre as mulheres, cai para 36%. Entre apoiadores do governo Jair Bolsonaro, o índice cresce para 69%.
Congresso
Quem tem motivos para comemorar são deputados e senadores. Depois do pleito de outubro do ano passado, com índices históricos de renovação na Câmara e no Senado, a confiança popular no Congresso Nacional dobrou em comparação com o mesmo período há quatro anos.
Em abril de 2015, 11% diziam confiar no Legislativo. Agora, o índice é de 22%. Apesar disso, o número de pessoas que dizem desaprovar a conduta dos parlamentares – os 32% que os avaliam como ruins ou péssimos – ainda é maior.
(Com Estadão Conteúdo)