Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Com desfile marcado, Sambódromo do Rio aguarda liberação dos Bombeiros

Caso corporação não emita autorização especial de segurança, local deve ser interditado; ação foi movida pelo Ministério Público

Por Leonardo Lellis Atualizado em 1 mar 2019, 10h10 - Publicado em 1 mar 2019, 09h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro vai vistoriar nesta sexta-feira, 1º, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, palco dos desfiles de Carnaval das escolas de samba cariocas. A visita atende a uma decisão judicial que prevê a interdição do local caso a corporação não emita autorização especial de segurança. As apresentações das escolas da divisão de acesso ao Grupo Especial estão marcadas para começar às 22h30 — os desfiles do Grupo Especial começam no domingo.

    A determinação teve origem em uma ação movida pelo Ministério Público estadual. A 6ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania reforçou o fato de que o Sambódromo já encontra-se interditado preventivamente pelo Corpo de Bombeiros para sediar eventos, ficando sua liberação condicionada a uma autorização especial concedida pelo órgão.

    O MP-RJ elencou pelo menos trinta problemas identificados nas instalações do sambódromo, como instalações elétricas improvisadas e ausência de extintores de incêndio. O órgão também citou que, por se tratar de local frequentado por um grande público, a organização deve observar o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado do Rio (Decreto 897/1976).

    “Ignorar o risco de expressiva consecução de danos em caso de sinistro em razão da ausência de plano de prevenção e controle de incêndios não é trabalhar com acidentes ou remotas probabilidades, mas sim com verdadeira hipótese de tragédia anunciada e passível de ser evitada”, diz o MP-RJ.

    De acordo com a decisão da 1ª Vara de Fazenda Pública do RJ, os bombeiros terão 24 horas para elaborar um laudo que garanta que o sambódromo tem condições mínimas de segurança dos frequentadores e permita a realização do evento. Além do laudo dos bombeiros, os presidentes da Riotur (empresa de turismo do município) e da Liesa (liga das escolas de samba do Grupo Especial) deverão assinar um termo de responsabilidade.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.