O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do PL das Fake News, classificou como ‘inaceitável’ a ofensiva do aplicativo Telegram contra o projeto. A rede social divulgou nesta semana mensagens com críticas e distorções sobre a proposta, e, após ordem do STF, suspendeu as publicações. “Big techs não podem usar a estrutura que elas têm para enviesar o debate público”, afirmou, em entrevista na live Os Três Poderes, de VEJA. Assista:
O parlamentar disse que, após os ataques da plataforma digital, ‘ficou mais nítida a urgência’ para que se regule as big techs. “Já pedimos direito de resposta para que a Câmara possa contestar as mentiras do Telegram.” Orlando Silva mostrou otimismo pela votação do PL ‘nos próximos dias’, após nova rodada de conversas com os líderes da Câmara.
Na live, Clarissa Oliveira, Matheus Leitão e Robson Bonin também analisam a fase difícil do governo Lula no Congresso Nacional. Reportagem da edição mostra que a falta de harmonia entre o presidente e o Legislativo tem ameaçado travar pautas decisivas para o país. Nem mesmo a farta distribuição de ministérios ao centro ajudou até aqui e, além disso, a gestão não reproduz na prática a frente ampla montada na campanha eleitoral. Assista ao programa completo: