Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasileiros relatam decepção com a vida em Portugal: ‘Humilhação’

Em depoimentos em vídeo, emigrantes relatam a desilusão e as dificuldades vividas no país-irmão

Reportagem de VEJA desta semana traz as histórias de brasileiros que emigraram para Portugal em busca de uma vida melhor, mas sentiram o gosto da desilusão no país-irmão. No vídeo acima, depoimentos desses emigrantes explicam por que o sonho português virou pesadelo para alguns brasileiros.

“Trabalhamos e não recebemos”, lamenta a goiana Claudine Alves, citando uma das principais dificuldades dos expatriados: a inserção no mercado de trabalho. Outra que se decepcionou, a administradora Nathalia de Lima diz que “a pior lembrança” que leva de Portugal é não ter conseguido fazer seu negócio próprio prosperar: “O hábito dos portugueses é muito diferente do nosso”. A gerente comercial Marina Lamar resume o sentimento do grupo: “Sensação de perder dinheiro, perder tempo, humilhação e frustração”.

Veja também
Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. a HUMILHAÇÃO é real … mas entendam, não são os portugueses que humilham. É a própria pessoa que se sinta humilhada pela experiência e talvez a sua ingenuidade.

    Curtir

  2. Paulo Bandarra

    Novidade. Portugal é diferente.

    Curtir

  3. As pessoas começam a ver na mídia brasileiros ricos indo para lá e acham que a migração é para qualquer um. Brasileiros migram para Portugal há décadas e a quantidade de pessoas que se dão muito mal é imensa. Passou da hora de entenderem que lá terão os piores empregos e as piores condições, em atividades que nenhum europeu quer. E que surpresa, o negócio não prosperar porque os portugueses são diferentes. Precisava abrir um negócio para aí descobrir isso?

    Curtir

  4. Marlon Oliveira

    Imigrar não e colônia de férias, é você que tem que se adaptar ao país,não o país a você,e olha que Portugal é o país que tem a forma mais fácil de se legalizar da europa! Quantas empresas são fechadas no Brasil por falta de planejamento? Portugal não seria diferente,no final desse video o mestre da uma lição de como se comportar numa casa que não é sua. Portugal é o 3° país mais seguro do mundo,isso não tem preço, saúde educação e qualidade de vida isso sim e ser rico. “NÃO LEVE BRASIL PARA PORTUGAL,VIVA PORTUGAL”! lamento familia por não ter dado certo como eu dei sou grato a cada minuto da minha vida vivido lá!

    Curtir

  5. Eduarda Feitosa

    Morei mais de trinta anos no Brasil. Também foi duro aguentar tanta piada de português, inclusive na televisão com personagens fixos geralmente o Manel e a Maria. Quando em 1966 Portugal ganhou ao Brasil na copa do mundo as vitrines de lojas de portugueses foram apedrejadas. Como um povo que “jogava de tamancos e com bola quadrada” podia ganhar ao campeão do mundo? O Flamengo tinha um cântico que dizia “É ou não é piada de salão time de português querer ser campeão”. Hoje um português melhorou o flamengo, mas quando começar a perder vai desabar tudo. Moro em Braga e o nº de brasileiros aqui é muito alto. As pessoas precisam lembrar que Portugal é um país pequeno em área, com onze milhões de habitantes. Não cabe todo mundo aqui e os salários são menores que outros países da UE. Ainda estamos tentando sair de uma crise. Tenho um inquilino emigrado na Suíça que ganha 4500 euros para assentar azulejos, aqui devia ganhar em torno de 1200 euros. Acho que há outros destinos na Europa mais vantajosos.

    Curtir

  6. Fernanda Ramos

    O melhor lugar do mundo é a casa da gente.

    Curtir