Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ao lado de Lula, Camilo Santana comemora impacto do pé-de-meia no Enem

Número de inscritos aumentou em 27% desde 2022, segundo o ministro da Educação. Presidente afirmou que educação é 'símbolo de independência'

Por Da Redação
Atualizado em 3 nov 2024, 14h11 - Publicado em 3 nov 2024, 13h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a sala de situação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, 3. Ao lado do petista, o ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou os números de inscrições confirmadas para a prova, utilizada no processo seletivo de universidades públicas e privadas no país. Ele atribuiu as estatísticas superlativas parcialmente ao pé-de-meia, programa de incentivo financeiro-educacional a estudantes da última fase do ensino básico.

    Segundo o ministro, houve mais de 4,3 milhões de inscrições no exame deste ano, um aumento de 27% em relação ao ano de 2022. Ele celebrou ainda a alta taxa de adesão de alunos do último ano do ensino médio, que chegou a 100% em alguns estados do Norte e do Nordeste, e passou dos 80% no Rio Grande do Sul, onde os alunos foram isentos das taxas. A prova contará ainda com a participação de mais de 10 mil pessoas com idade acima dos 60 anos.

    “Significa que nós estamos no caminho certo e que vamos fazer esse país dar certo”, disse Lula. “A gente tem consciência que o Brasil só será um país competitivo com o mundo mais desenvolvido, só será um país rico na hora que a gente estiver exportando sabedoria e inteligência. Isso é, efetivamente, o aprimoramento de vocês no estudo, na universidade. Por isso o Enem é sagrado”, afirmou.

    “A educação é um símbolo de independência, de homem e de mulher. Do homem porque ele vai ter uma profissão vai poder ganhar mais, vai poder cuidar da sua família, vai poder viver mais dignamente. Da mulher porque a profissão, ela significa independência. A mulher não precisa se sujeitar a chatice de ninguém”, acrescentou o presidente.

    O sucesso da campanha desse ano foi atribuído parcialmente ao pé-de-meia, que concederá uma parcela adicional aos alunos que concluírem as duas fases do exame. Lançado em novembro de 2023, o programa da uma bolsa de 200 reais a estudantes do ensino médio que comprovarem matrícula e frequência no ensino médio e forem beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

    Continua após a publicidade

    O que mais disse o Presidente Lula?

    Ao final da primeira fala do Ministro à imprensa, o presidente foi requisitado a comentar sobre corte de gastos. Em resposta, ele disse que não comentaria assuntos que não fossem educação. “Nem Estados Unidos, nem Venezuela, nem Nicarágua, nem Rússia, nem China”, disse. “Hoje o assunto é Enem.”

    Na tarde de sábado, às vésperas do exame, Lula postou dicas em suas redes para os alunos do ensino médio que prestarão a prova.

    Os pedidos de manifestação do Presidente ocorrem em momento de tensões. Além da força da centro-direita demonstrada nas últimas eleições municipais, o governo sofre pressão por corte de gastos, vê o valor do dólar em alta e assiste a disputa pela presidência da câmara dos deputados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.