Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ameaças a escolas: 302 presos, 1.000 pessoas ouvidas e 1.738 investigações

Após apresentar balanço, ministro Flávio Dino diz que operação continuará por tempo indeterminado

Por Bruno Caniato Atualizado em 20 abr 2023, 15h38 - Publicado em 20 abr 2023, 14h36

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) contra a violência nas escolas será prolongada por tempo indeterminado. Durante coletiva na sede da PRF nesta quinta-feira, 20, Dino informou que 302 pessoas já foram presas ou apreendidas (quando o suspeito é menor de idade) pela Operação Escola Segura, deflagrada no dia 6 de abril após o ataque na véspera a uma creche em Blumenau, SC, que resultou na morte de quatro crianças.

De acordo com o balanço, já foram registrados 2.593 boletins de ocorrência por ameaças relacionadas a ataques em escolas, 1.738 casos estão em investigação e mais de mil pessoas foram ouvidas pelas polícias. Além disso, foram feitas 270 ações de busca e apreensão de armas a artefatos de grupos extremistas, como neonazistas.

O balanço foi apresentado em meio ao clima de pavor que acometeu pais e estudantes e esvaziou escolas brasileiras nesta quinta-feira, data em que se temia uma nova onda de atentados em razão dos 14 anos do massacre de Columbine, nos EUA, quando dois jovens abriram fogo em um colégio e mataram 13 pessoas antes de tirarem as próprias vidas. O dia 20 de abril também marca o aniversário do ditador nazista Adolf Hitler. “Temos um dia hoje de monitoramento especial e vamos rezar para que terminemos o dia como começamos”, afirmou o ministro.

Na quarta-feira, 19, o Ministério da Educação publicou uma cartilha sobre segurança no ambiente escolar com orientações para estudantes, docentes, familiares e gestores, além de profissionais de saúde e assistência social, sobre a prevenção da violência nas instituições de ensino. O material ainda traz protocolos de resposta a emergência em caso de ataques e conselhos para famílias e amigos que estejam vivendo o luto de suicídio de pessoas próximas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.