Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A pauta do empreendedorismo ‘é suicídio’ para o PT, dizem analistas

Especialistas apontam contradição da sigla, que pode se transformar num "partido liberal dos pobres"

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 nov 2024, 17h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nas eleições em São Paulo, o incentivo ao empreendedorismo esteve no centro da campanha do ex-coach Pablo Marçal, que por pouco não tirou o esquerdista Guilherme Boulos (Psol) do segundo turno. Apoiado por Lula e o PT, Boulos reconheceu, após a derrota, que a esquerda deixou de dialogar com os trabalhadores que empreendem.

    Nas últimas semanas, o PT tem realizado encontros para discutir os rumos do partido, o que inclui fórmulas para dialogar com os trabalhadores que não têm carteira assinada. Para alguns analistas, a chamada “pauta do empreendedorismo” poderá representar uma cilada para para o partido, que elegeu apenas um prefeito de capital, em Fortaleza, ficando em nono lugar no ranking  nacional com representantes em apenas 252 dos 5569  municípios do país.

    O cientista político Alberto Aggio, da Universidade Estadual Paulista, vê contradição do tema com um partido que nasceu dentro do sindicalismo, defendendo causas sociais. “Por esse caminho do empreendedorismo, o PT está desafiado a virar um partido liberal dos pobres”, diz. “A pauta do empreendedorismo será a segunda morte do PT”, ressalta.

    ‘Suicídio’ do PT

    A primeira morte do partido, segundo ele, ocorreu depois do o mensalão e o petrolão, dois grandes esquemas de corrupção nos governos petistas. “O PT perdeu o discurso da moralidade, da ética”, diz Aggio. Para o professor, o governo já está quase na metade e é hora de mostrar a que veio em relação às  pautas sociais.

    Outro que vê contradição no projeto do PT é o filósofo Vladimir Safatle. “A pauta do empreendedorismo para a esquerda é o suicídio, é uma das coisas mais aterradoras que podem acontecer”, diz . “Empreendedorismo significa que não há solidariedade. Não existe nenhuma rede de solidariedade nisso, todas as pessoas à sua volta são competidores, são concorrentes. Você está numa situação de guerra civil. Isto é uma implosão completa do corpo social”, destacou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.