A assustadora estimativa de investigadores sobre o rombo do Master no mercado
Fraudes imputadas ao banqueiro Daniel Vorcaro seriam da ordem de 50 bilhões de reais; defesa do banqueiro 'nega de forma categórica as acusações'
Nas contas de interlocutores da investigação do Banco Master no STF, o rombo causado pelo esquema comandado — segundo a Polícia Federal — pelo banqueiro Daniel Vorcaro deve chegar a 50 bilhões de reais.
Os investigadores já descobriram que o esquema do Master se valia de empresas de fachada e de laranjas para pavimentar as fraudes bilionárias no sistema financeiro.
Num relatório enviado pela Polícia Federal ao Supremo, os investigadores dizem que o banqueiro explorou fragilidades regulatórias para prosperar no crime.
“Há elementos suficientes que apontam para o aproveitamento sistemático de vulnerabilidades do mercado de capitais e do sistema de regulação e fiscalização, notadamente mediante o uso de fundos de investimento e intrincada rede de entidades conectadas entre si por vínculos societários, familiares ou funcionais”, diz a PF.
Os indícios colhidos pela PF são, segundo os investigadores, “consistentes da existência de organização criminosa voltada à prática de gestão fraudulenta de instituição financeira, induzimento ou manutenção em erro de investidor, uso de informação privilegiada e manipulação de mercado e lavagem de capitais.
Com um peixe de 50 bilhões de reais aparentemente fisgado, a investigação vai agora apurar outro mistério. Como foi possível que Vorcaro e o Master fizessem um estrago desse tamanho sem serem notados pelos órgãos de controle?
A área de fiscalização do Banco Central deve ser chamada a explicar ao STF como um peixe desse tamanho demorou tanto a cair na rede.
ATUALIZAÇÃO, 12H27 — A assessoria de Vorcaro entrou em contato com o Radar para enviar a seguinte nota:
“A defesa de Daniel Vorcaro nega de forma categórica a existência de fraudes atribuídas ao controlador do Banco Master. Não há laudo técnico, relatório conclusivo ou decisão judicial que sustente as cifras mencionadas, que se baseiam em estimativas sem lastro contábil ou documental.
O Banco Master nunca foi gestor, administrador ou cotista dos fundos mencionados e sempre operou sob supervisão permanente das autoridades, além de auditorias independentes regulares e avaliações de agências de rating.
Daniel Vorcaro permanece colaborando integralmente com as autoridades competentes e confia que o esclarecimento dos fatos afastará interpretações e números que não refletem a realidade.”





