Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Walter Koenig recebe estrela na Calçada da Fama

Conhecido por interpretar o personagem Pavel Chekov da série Jornada nas Estrelas, o ator Walter Koenig recebeu esta tarde, dia 10 de setembro, sua estrela na Calçada da Fama, que está localizada na Hollywood Boulevard 6679. Ele é o último dos sete atores que estrelaram a série original a receber a homenagem da Câmera do Comércio, […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 07h55 - Publicado em 10 set 2012, 22h11

Walter Koenig (Fotos: David Livingston/Getty)

(E-D) Julie, Walter e Danielle

Conhecido por interpretar o personagem Pavel Chekov da série Jornada nas Estrelas, o ator Walter Koenig recebeu esta tarde, dia 10 de setembro, sua estrela na Calçada da Fama, que está localizada na Hollywood Boulevard 6679.

Ele é o último dos sete atores que estrelaram a série original a receber a homenagem da Câmera do Comércio, que é realizada quatro dias antes dele completar 76 anos de idade.

Para um ator ganhar uma estrela, é necessário que os fãs, ou os estúdios/produtores com os quais a celebridade esteja envolvida, façam campanha junto à Câmera do Comércio de Hollywood. Petições são feitas e valores são arrecadados (que serão utilizados para cobrir os custos de fabricação da estrela e organização da cerimônia de entrega). Segundo Walter, seu fã clube vinha fazendo campanha junto à Câmera do Comércio há pelo menos doze anos.

O ator também foi o último a entrar para o elenco da série. Na época, Gene Roddenberry, criador de Jornada nas Estrelas, decidiu introduzir um personagem que pudesse atrair o interesse do público adolescente. Tendo como referência o ator e cantor Davy Jones, do grupo Os Monkees, falecido este ano, os produtores escolheram Walter, na época com 31 anos de idade, para dar vida a um jovem de 22 anos.

Contratado como ator recorrente, ele passou a fazer parte do universo trekker o qual, graças às reprises da série original e aos filmes no cinema, transformou-se em um dos maiores fenômenos da cultura popular americana.

Nascido em Chicago, filho de judeus russos que emigraram da Lituânia, Walter formou-se em psicologia antes de iniciar sua carreira de ator.

Continua após a publicidade

Estreando na TV na década de 1960, ele teve participações em episódios de Combate, Alfred Hitchcock Apresenta, The Lieutenant,também criada por Roddenberry, Os Intocáveis, Mr. Novak, Gidget, Os Destemidos, Ben Casey, Jericó, Mannix, Centro Médico, O Homem de Virgínia, Têmpera de Aço, Starlost, Columbo, Caçador de Aventuras, Diagnosis Murder e Son of the Beach, entre outras.

Além de Jornada nas Estrelas, Walter também fez parte do elenco de Babylon 5, série de ficção científica da década de 1990, na qual interpretou Alfred Bester, policial da Psi Corps, empresa que supervisiona as atividades de todos os humanos com poderes psíquicos.

(E-D) Leonard Nimoy, Walter Koenig, Nichelle Nichols e George Takei

Em paralelo à sua carreira de ator, Walter também investiu em trabalhos como escritor e diretor. Casado com a atriz Judy Levitt desde 1965, Walter teve dois filhos: Andrew Koenig, que se suicidou em 2010, e Danielle Koenig.

Entre os colegas e amigos que estiveram presentes na cerimônia estão J. Michael Straczynski, criador de Babylon 5; Esther Shapiro, co-autora de Dinastia; Rod Roddenberry, filho de Gene e Majel Barrett, ambos falecidos; George Takei, Nichelle Nichols e Leonard Nimoy, atores que interpretaram Sulu, Uhura e Spock, em Jornada nas Estrelas.

Atualmente, Walter está se preparando para lançar pela Bluewater Publications a novela gráfica Things to Come, escrita por ele, com arte de Juan Carlos Baez.

Cliquem nas fotos para ampliar.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ptcEWJ7TJlM&w=620&h=330%5D

Continua após a publicidade
Publicidade