Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Morre David Canary, ator de ‘Bonanza’

Embora os atores que tenham interpretado a família Cartwright sejam mais lembrados pelos fãs de Bonanza, a série também contava com outros personagens que fizeram parte do elenco regular ou recorrente. Este é o caso de David Canary, que interpretou o capataz Candy, um sujeito solitário e independente que não tinha a obrigação de ouvir os conselhos de Ben […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 00h02 - Publicado em 24 nov 2015, 21h43
David Canary m 1975 (Foto: Michael Ochs/Arquivo)

David Canary em 1975 (Foto: Michael Ochs/Arquivo)

Embora os atores que tenham interpretado a família Cartwright sejam mais lembrados pelos fãs de Bonanza, a série também contava com outros personagens que fizeram parte do elenco regular ou recorrente.

Este é o caso de David Canary, que interpretou o capataz Candy, um sujeito solitário e independente que não tinha a obrigação de ouvir os conselhos de Ben (Lorne Greene). Consequentemente, estava sempre desafiando Hoss (Dan Blocker) e Little Joe (Michael Landon) a provarem que não temiam o pai.

O ator entrou no elenco da série em 1967, quando Pernell Roberts deixou Bonanza, na qual interpretava Adam Cartwright, o filho mais velho de Ben.

David esteve em Bonanza entre 1967 e 1970, voltando em participações recorrentes entre 1971 e 1973, ano em que a série foi cancelada. Entre 1984 e 2011, ele fez parte da novela All My Children, na qual interpretava os irmãos gêmeos Adam (o mau), pai de Haley (Kelly Ripa), e Stuart Chandler (o bom).

O ator faleceu no dia 16 de novembro, aos 77 anos de idade. Segundo divulgado pela imprensa americana, ele morreu vítima de causas naturais.

David Hoyt Canary nasceu no dia 23 de agosto de 1938, em Elwood, Indiana. Dizem que ele era sobrinho-bisneto de Calamity Jane. Antes de se tornar ator, ele foi jogador de futebol americano, esporte que o levou a ganhar uma bolsa de estudos na Universidade de Cincinnati, onde se formou em música.

(E-D) Canary, Dan Blocker, Lorne Greene e Michael London em 'Bonanza' (Foto: NBC/Arquivo)

(E-D) Canary, Dan Blocker, Lorne Greene e Michael London em ‘Bonanza’ (Foto: NBC/Arquivo)

Apesar de receber ofertas para se tornar jogador profissional, Canary se afastou dos esportes para buscar uma carreira de ator em Nova Iorque, onde estreou na Broadway em 1962, com a peça Great Day in the Morning. Mas pouco depois ele foi convocado para o serviço militar, o que o levou a se afastar temporariamente da carreira. Ainda assim, durante os dois anos em que serviu o exército, Canary participou de diversos shows de entretenimento militar, tanto como ator quanto como cantor.

Continua após a publicidade

Mais tarde, ele se mudou para Los Angeles, em busca de trabalho. Canary estreou na TV em 1965, quando integrou o elenco da segunda temporada de Caldeira do Diabo/Peyton Place, na qual interpretou o Dr. Russ Gehring, terapeuta de Allison, vivida por Mia Farrow.

Em 1967, o ator Leonard Nimoy entrou em disputa contratual com os produtores de Jornada nas Estrelas, que chegaram a cogitar contratar um outro ator para dar vida ao Sr. Spock, a partir da segunda temporada da série. Segundo o livro Inside Star Trek, The Real Story, Canary era um dos atores cotados para substituir Nimoy.

Neste mesmo ano, ele fez uma participação especial em um episódio de duas partes de Gunsmoke, quando foi visto por David Dortort, produtor de Bonanza, que o escalou para interpretar o capataz Canaday, mais conhecido como Candy.

Em 1971, o próprio Canary entrou em disputa contratual com os produtores de Bonanza, o que o levou a deixar o elenco da série. Ainda assim, ele retornou em participações recorrentes.

Ao longo de sua carreira, Canary também foi visto em episódios de Cimarron Strip, Dundee and the Culhane, The F.B.I, Carro da Morte/Bearcats!, Havaí 5-0, Smith & Jones, Os Novos Centuriões, Kung Fu, Os Novatos, SWAT, Remember WENN, Lei & Ordem, O Toque de um Anjo e Segura a Onda/Curb Your Enthusiasm.

(E-D) Melissa Claire Egan, David Canary e Kelly Ripa em 'All My Children' (Foto: Steve Fenn/ABC)

(E-D) Melissa Claire Egan, David Canary e Kelly Ripa em ‘All My Children’ (Foto: Steve Fenn/ABC)

No cinema, ele esteve em Hombre, com Paul Newman, O Massacre de Chicago/The St. Valentine’s Day Massacre, com Jason Robards, e O Tesouro dos Tubarões/Sharks’ Treasure, com  Cornel Wilde, entre outras produções de longa e curta-metragem.

Canary foi indicado dezesseis vezes ao Daytime Emmy, pela novela All My Children, das quais saiu vencedor por cinco vezes. O ator se afastou da carreira artística em 2011.

O ator foi casado duas vezes. A primeira com a diretora de arte Judith M. Anderson, com quem teve uma filha, Lisa Canary (que ficou conhecida pelo nome artístico de Diamond). Os dois foram casados entre 1965 e 1971, quando a união terminou em divórcio. Desde 1982 ele estava casado com a atriz Maureen Maloney, com quem teve dois filhos, ChristopherKathryn.

Cliquem nas fotos para ampliar.

Continua após a publicidade
Publicidade