Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Política com Ciência

Por Sérgio Praça Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A partir do que há de mais novo na Ciência Política, este blog do professor e pesquisador da FGV-RJ analisa as principais notícias da política brasileira. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Eduardo Cunha, o impeachment não te pertence!

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é um estrategista. Desde que começou a comandar a Câmara dos Deputados, formou em torno de si uma tropa de choque de deputados fiéis. Se a presença em seu aniversário é um indicativo, eles são cinquenta. Considerando suas derrotas em temas como a implementação do “distritão” […]

Por Sérgio Praça Atualizado em 31 jul 2020, 00h18 - Publicado em 16 out 2015, 13h55

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é um estrategista. Desde que começou a comandar a Câmara dos Deputados, formou em torno de si uma tropa de choque de deputados fiéis. Se a presença em seu aniversário é um indicativo, eles são cinquenta.

Considerando suas derrotas em temas como a implementação do “distritão” e a continuidade do financiamento empresarial para campanhas, Cunha é muito menos poderoso do que parece. Sua força vem da fraqueza de um governo que tem Sibá Machado (PT-AC), defensor de José Dirceu, como líder na Câmara dos Deputados.

E agora Cunha está encurralado. De um lado, a oposição não consegue garantir sua sobrevivência política caso o processo de impeachment seja iniciado – decisão que está exclusivamente em suas mãos. Do outro lado, firmar um acordo com o governo para que ambos se salvem poderá valer apenas algumas semanas, pois a maioria dos deputados pode virar-se contra ele após pressão popular.

O acordo com o governo parece mais bizarro ainda se considerarmos que é na comissão que tratará do impeachment Dilma poderá, enfim, prestar contas claras à sociedade sobre como interpretou a Lei de Responsabilidade Fiscal. É possível que, uma vez iniciada esta comissão, o governo consiga persuadir a população de que a presidente não cometeu crime de responsabilidade ao desobedecer a LRF.

Que vençam os melhores argumentos.

(Entre em contato pelo meu site pessoal, Facebook e Twitter)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.