Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Rio Grande do Sul

Por Veja correspondentes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre
Continua após publicidade

Ibope: Sartori (MDB), 25%; Eduardo Leite (PSDB), 18%; e Rossetto (PT), 14%

Primeira pesquisa após o início do horário gratuito mostra crescimento de dez pontos do candidato tucano

Por Paula Sperb
Atualizado em 6 set 2018, 21h54 - Publicado em 6 set 2018, 20h59

A primeira pesquisa eleitoral após o início da propaganda gratuita na televisão e rádio mostra algumas mudanças no cenário gaúcho (veja entrevistas com os candidatos abaixo). Segundo o Ibope, o atual governador, José Ivo Sartori (MDB), que tenta a reeleição, continua na liderança. Porém, na pesquisa anterior Sartori tinha 19% e, agora, tem 25% da intenção de votos. O governador continua com a maior rejeição: 39% dos eleitores não votaria nele de jeito nenhum. Mas a rejeição caiu, antes era de 44%.

Na sequência, Eduardo Leite, do PSDB, tem 18% (antes 8%), Miguel Rossetto, do PT, tem 14% (antes 8%), e Jairo Jorge, do PDT, tem 8% (antes 6%). O maior crescimento foi o do tucano, que subiu dez pontos na pesquisa. O estudo foi encomendado pelo Grupo RBS e divulgado na noite desta quinta-feira, 6. Foram 1.008 entrevistados entre os dias 3 e 5 de setembro. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE como RS-04704/2018.

Atrás dos primeiros colocados estão Julio Flores, do PSTU, com 3% (antes 4%), Mateus Bandeira, do Novo, com 2% (mesmo percentual da pesquisa anterior), Roberto Robaina, do Psol, com 2% (mesmo percentual da pesquisa anterior). Paulo Medeiros, do PCO, não pontuou. Brancos /nulos somam 14% e outros 14% não souberam responder na pesquisa espontânea.

O crescimento de seis pontos de Sartori e dez pontos de Leite pode ser consequência do tempo de televisão que os dois candidatos conquistaram por meio das alianças. Juntos, o emedebista e o tucano ocupam 2/3 do horário eleitoral (veja aqui o tempo de cada um).

Na modalidade espontânea, quando os entrevistadores do Ibope não mostram os nomes dos candidatos, o resultado foi o seguinte: Sartori (14%), Leite (6%), Rossetto (4%), Jorge (3%), Bandeira (1%), Flores (0%), Medeiros (0%), Robaina (0%), Outros (2%), Branco ou nulo (14%) e Não sabe (55). O percentual de eleitores que não sabe em quem votar é maior que a soma da resposta espontânea para todos candidatos.

Continua após a publicidade

Rejeição

Depois de Sartori, que é rejeitado por 39%, aparecem Rossetto (13%), Robaina (13%), Flores (10%), Bandeira (9%), Leite (8%), Medeiros (8%) e Jorge (7%). Dos entrevistados, 11% responderam que poderiam votar em todos e 23% responderam não saber.

Segundo turno

Diferentemente da primeira pesquisa do Ibope divulgada no estado pela RBS, o novo levantamento mostra simulações para o segundo turno. Sartori perderia apenas para Leite, de 35% contra 32%. O governador ganharia de Jorge (35% contra 28%), de Rossetto (33% contra 31%) e de Flores (36% contra 24%).

Em um segundo turno sem Sartori, Leite venceria de todos principais adversários. O tucano venceria Rossetto com 33% contra 23%, ganharia de Jorge com 34% contra 21% e de Flores, com 37% contra 16%.

Continua após a publicidade

Em um segundo turno sem os candidatos do MDB e PSDB, Rossetto venceria Jorge com 26% contra 24% e ganharia de Flores com 30% contra 14%. Por sua vez, Jorge venceria de Julio Flores, com 27% contra 18%.

Candidatos

Acima, veja entrevistas com os candidatos, publicadas em ordem alfabética. Paulo Medeiros (PCO) ainda não havia divulgado candidatura quando as entrevistas foram realizadas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.