Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Ricardo Rangel

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Lorenzoni e Franco jogam a suspeita sobre Bolsonaro

O ministro e o ex-secretário fizeram serviço completo: aumentaram as suspeitas, pioraram a relação com a CPI, comprometeram o presidente e acirraram a crise

Por Ricardo Rangel Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 jun 2021, 21h45 - Publicado em 23 jun 2021, 21h37

Onyx Lorenzoni e Élcio Franco reuniram a imprensa para esclarecer o caso Covaxin.

Esclareceram mais do que gostariam.

No meio de muito lero-lero irrelevante, reconheceram que no dia 18 de março existia uma invoice cobrando pagamento antecipado. E que essa invoice foi corrigida no dia 23. Já seria uma história estranha porque ninguém manda invoice se o pagamento não for devido, mas porque se passaram cinco dias até a retificação? e o que aconteceu entre o dia 18 e o dia 23?

O que aconteceu é que no sábado, dia 20 de março, Ricardo Miranda comunicou a Jair Bolsonaro que vinha sofrendo pressões indevidas para efetuar um pagamento antecipado e irregular. Não há registro de que Bolsonaro tenha informado a denúncia à Polícia Federal, e o fato é que na terça-feira 23, apareceu uma invoice retificada — que, providencialmente, esvaziava a denúncia.

Ao tentar proteger o governo, Lorenzoni e Franco lançaram uma sombra de suspeita de corrupção sobre o próprio presidente da República.

Continua após a publicidade

E, como tudo indica que Bolsonaro recebeu a denúncia e não tomou providência, isso se enquadraria em crime de prevaricação.

Além disso, Lorenzoni ameaçou e intimidou as testemunhas (o que é em si, crime), elevando brutal e desnecessariamente a temperatura da crise — Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues deixaram claro que o que se o ministro insistir nessa atitude, será preso.

Lorenzoni e Franco deixaram claro que não pretendem investigar nada a respeito do caso, e fugiram, deixaram muitas perguntas sem resposta.

O ministro e o ex-secretário fizeram o serviço completo: aumentaram as suspeitas, deterioram a relação com a CPI , comprometeram a pessoa do presidente e acirraram a crise.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.