Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Sobe para 90% a chance do processo de impeachment passar na Câmara

Se a votação fosse hoje, 73% dos deputados votariam a favor do afastamento. A análise foi feita a partir de levantamento feito pela reportagem com 509 deputados até às 18h30 desta terça-feira

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 04h12 - Publicado em 13 abr 2016, 16h37

 

Na Folha:
A chance do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff passar na Câmara subiu para 90%, de acordo com análise estatística do professor de economia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Regis Ely.

Se a votação fosse hoje, 73% dos deputados votariam a favor do afastamento. A análise foi feita a partir de levantamento feito pela reportagem com 509 deputados até às 18h30 desta terça-feira (12).

Continua após a publicidade

Para que o processo seja aprovado, são necessários votos de 342 parlamentares, ou 67% do total. A Câmara tem 513 deputados e a decisão está prevista para ocorrer no domingo (17).

A estatística considera que todos os deputados estarão presentes na votação. Cada falta implica um voto a menos a favor do processo. A partir da ausência de mais de 5% (27 deputados), cairia o número de votos favoráveis à saída de Dilma e o resultado da votação se inverteria.

Os dados indicam crescimento da chance de impeachment em relação alevantamento anterior, que contou 71,9% de votos favoráveis ao afastamento de Dilma.

Continua após a publicidade

O algoritmo construído pelo professor parte do princípio de que a decisão dos deputados sofre influência do partido e do Estado pelo qual foram eleitos. Com base nisso, ele infere qual será a posição dos que ainda não declararam seu voto (detalhes da metodologia podem ser vistos emregisely.com/blog/impeachment/ ).

Ely atua nas áreas de previsão, análise de dados, séries temporais e finanças.

EFEITO MANADA
A ordem de votação deve provocar um “efeito manada” entre os deputados, já que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), determinou que a votação começara pelos Estados do Sul. A estimativa indica que, registradas as posições do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, o percentual de votos favoráveis ao impeachment já terá atingido cerca de 78%.

Continua após a publicidade

Se em algum momento a votação estiver decidida, os deputados podem mudar de opinião ou se abster.

O algoritmo foi construído como exercício de previsão com fins didáticos e de demonstração do uso de técnicas de análise de dados em problemas práticos, afirma o professor da UFPel. Contribuíram com o projeto os professores Cláudio Shikida (UFPel) e Bruno Speck (USP).

COMISSÃO
Na segunda-feira (11), a comissão do impeachment na Câmara aprovou o relatório favorável à saída de Dilma, por 38 votos a 27.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.