Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Lula admite o estelionato eleitoral de Dilma, mas como se fosse virtude

Em discurso a petistas, ex-presidente pede apoio à política econômica e acena a Cunha; documento do partido ataca política econômica e... Cunha!

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 00h12 - Publicado em 29 out 2015, 16h53

A cara de pau de Lula, todos sabemos, é uma coisa assombrosa, sem par na história da política brasileira. Não é de hoje. É coisa histórica. Logo no primeiro ano de seu governo, em 2003, confrontado com o fato de que Antonio Palocci decidira fazer um superávit primário superior ao do último ano do governo FHC e que o PT dizia que essa história de superávit era só safadeza pra pagar banqueiro, o Macunaíma bem-sucedido disparou: “A gente, quando está na oposição, faz muita bravata”. E ponto. E houve quem tivesse achado aquilo genial. Há quem confunda pragmatismo com descaramento. Adiante.

Lula falou nesta quinta ao PT. Sabem o que ele disse sobre as escolhas de Dilma? Isto:
“Tivemos um grande problema político, sobretudo na nossa base, quando tomamos atitude de fazer o ajuste que era necessário fazer. Ganhamos as eleições com um discurso e, depois, tivemos que mudar o discurso e fazer o que dizíamos que não íamos fazer. Isso é fato conhecido pela nossa querida presidente Dilma Rousseff”.

Viram? Lula admite o estelionato. Só haveria uma possibilidade de essa sua fala não ser moralmente dolosa: Dilma não saber, durante a campanha, a situação real do país. Bem, na melhor das hipóteses pra ela, convenham, sabia. Na pior, ela seria inimputável por insanidade mental.

Ah, claro! Ele admitiu que o país está sem governo. Segundo disse, é preciso logo aprovar as medidas de ajuste fiscal para que Dilma comece a “governar o Brasil de fato”. É? Então isso que temos aí é o quê? Ora, é o estelionato!

Mais uma vez, Lula fez um aceno a Eduardo Cunha, segundo fala registrada pela Folha:

Continua após a publicidade

“O que interessa à oposição é discutir qualquer assunto e não discutir o que interessa, que é aprovar o que a Dilma mandou para o Congresso. Ou alguém acha que outra coisa é importante? Que é derrubar Eduardo Cunha, discutir impeachment e depois votar o que a Dilma mandou para o Congresso?”.

Resta evidente que ele deu uma ordem para que os petistas deixem de lado a pauta “Cunha”. Ele sabe muito bem que, agora, está apenas nas mãos do presidente da Câmara dar início ou não à tramitação da denúncia contra a presidente.

Lula, que, até havia outro dia, estava desestabilizando Joaquim Levy, resolveu defender o ministro da Fazenda, afirmando que gritam “Fora, Levy”, como já se gritou antes “Fora, Palocci”. E observou que o ajuste fiscal é condição para o PT recuperar o prestígio. Há menos de um mês, com as suas bênçãos, a Fundação Perseu Abramo pediu a cabeça do ministro da Fazenda.

Continua após a publicidade

Ah, sim: desse encontro, sairá um documento. Vai descer o porrete na política econômica conduzida por Levy e em… Eduardo Cunha…

Entenderam?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.