Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Código Florestal – Capas-pretas da SBPC e da Academia Brasileira de Ciência tentam dar um “golpe científico” no Congresso!

Atenção, senhores congressistas! Vocês estão sob a ameaça de um “golpe científico” — ou, para ser mais preciso, de um golpe em que o preconceito ideológico se reveste de ciência para compensar sua penúria teórica. Eis que, a poucos dias da votação do relatório de Aldo Rebelo (PC do B), propondo uma atualização do Código […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 12h11 - Publicado em 26 abr 2011, 15h15

Atenção, senhores congressistas!

Vocês estão sob a ameaça de um “golpe científico” — ou, para ser mais preciso, de um golpe em que o preconceito ideológico se reveste de ciência para compensar sua penúria teórica.

Eis que, a poucos dias da votação do relatório de Aldo Rebelo (PC do B), propondo uma atualização do Código Florestal, a SBPC e a Academia resolvem produzir um vasto documento criticando o texto. Em vez de propor alternativas, perde-se em arengas sobre a metafísica ambiental e propõe, vejam vocês, que se adie a votação por longos dois anos.

É uma tentativa de golpe porque pretende não dar tempo aos parlamentares de debater as propostas dos ditos “cientistas” — se proposta houvesse. Mas não há. É o segundo documento do gênero. A SBPC já havia produzido um outro, desmontado impiedosamente por Aldo, que andou o Brasil inteiro, fez seminários, expôs-se ao debate. Se os “cientistas” queriam participar, como dizem agora, por que não se apresentaram antes?

Porque estão tentando silenciar o debate na base do “magister dixit”. Ah, se os “mestres” falaram, se eles são “especialistas”, então devem saber o que estão dizendo; então devem estar certos.

Continua após a publicidade

O texto é espantosamente ridículo por dois motivos. Em primeiro lugar, tenta seduzir os incautos com uma defesa da agricultura brasileira, reconhecendo a sua importância para o Brasil, como se fizesse uma concessão aos adversários, demonstrando, então, que não se trata de radicalismo. Huuummm… Muito bom! Os desdentados que têm acesso à comida mais barata do mundo ficam gratos aos nossos cientistas. A balança comercial também — apesar de tudo. As reservas cambiais, então, nem se fale…

Em segundo lugar, o documento dos sabidos resolveu enveredar pelo debate da ocupação do solo urbano, coisa alheia ao código e da qual o texto de Aldo Rebelo não trata porque há legislação específica a respeito.

O OBJETIVO É MELAR O JOGO. Alguns até fazem mea-culpa: “Deveríamos ter produzido um texto antes…” Cascata! Se o tivessem feito antes, teriam se exposto ao contraditório, o que eles não querem.

Continua após a publicidade

É uma tentativa de golpear a vontade do Congresso com “ciência” interessada.

Não caiam na conversa, senhores congressistas!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.