Clique e assine com até 92% de desconto
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Evandro Éboli, Mariana Muniz e Manoel Schlindwein. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Ex-advogado de Dilma assume como reitor da UERJ

Ricardo Lodi Ribeiro foi eleito por alunos, professores e funcionários da universidade

Por Mariana Muniz 2 jan 2020, 11h36

O novo reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Lodi Ribeiro, foi nomeado pelo governador Wilson Witzel na última terça-feira. O ato foi publicado no Diário Oficial.

Escolhido pelo voto direto de alunos, professores e funcionários, Lodi Ribeiro foi um dos responsáveis pela defesa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) durante o processo de impeachment em 2016.

Witzel também confirmou a nomeação de Mário Sérgio Alves Carneiro para o cargo de vice-reitor.

O processo de escolha dos reitores das universidades estaduais é diferente daquele observado nas instituições federais – em que uma lista tríplice é submetida ao presidente da República. Hoje, cada estabelecimento tem autonomia para decidir como será feita a eleição.

Em março de 2019, Witzel chegou a apresentar um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Rio para fazer com que os reitores das universidades do estado também sejam escolhidos mediante lista tríplice. A iniciativa, contudo, ainda não chegou a ser votada.

Continua após a publicidade
Publicidade