Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

De volta a 1960

Entre 2001 e 2009, a renda dos 10% mais pobres cresceu cinco vezes mais do que a dos 10% mais ricos. Uma queda expressiva da desigualdade. Mas é surpreendente constatar que, segundo um estudo inédito do economista Marcelo Neri, da FGV/RJ, esse bom resultado fez apenas com que a desigualdade retornasse ao mesmo patamar que […]

Por Redação Atualizado em 31 jul 2020, 12h47 - Publicado em 19 fev 2011, 00h10

Entre 2001 e 2009, a renda dos 10% mais pobres cresceu cinco vezes mais do que a dos 10% mais ricos. Uma queda expressiva da desigualdade.

Mas é surpreendente constatar que, segundo um estudo inédito do economista Marcelo Neri, da FGV/RJ, esse bom resultado fez apenas com que a desigualdade retornasse ao mesmo patamar que o Brasil exibia em 1960 — um passeio de 360 graus.

Ou seja, o país está muito mais rico, mas nesse item apenas reverteu o mau desempenho das décadas de 60, 70, 80 e 90. A propósito, 1990 foi o ano de pico da desigualdade — não por coincidência foi também o auge da espiral inflacionária.

O mesmo estudo ressalta que a queda de desigualdade na primeira década do século entre os Brics é hoje uma exclusividade do Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.