Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Comissão da Câmara deve votar PEC da prisão em 2ª instância após dois anos

Parecer favorável à proposta deve ser votado a partir das 14h desta quarta-feira

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 dez 2021, 08h59

Pouco mais de dois anos depois de ser apresentada, em 19 de novembro de 2019, a PEC que possibilita a prisão após condenação em segunda instância entrou na pauta desta quarta-feira na comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta.

A discussão e votação do parecer do relator, o Fábio Trad (PSD-MS), pela aprovação da PEC, foi marcada para as 14h. O deputado apresentou um substitutivo ao texto original de Alex Manente (Cidadania-SP).

Nesta sexta, completam-se dois anos que a comissão especial foi constituída por ato do então presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Na ocasião, parte do Congresso estava mobilizado para tentar reverter a decisão do STF de acabar com a previsão de prisão após condenação em segunda instância, por 6 votos a 5.

Nesse período, a proposta pouco andou na Casa — e um projeto de lei com o mesmo objetivo ficou travado no Senado. Em outubro, o deputado federal Léo Moraes (Podemos-RO) acionou o presidente da Câmara, Arthur Lira, para que levasse a PEC ao plenário, a exemplo do que fez com a proposta que alterava o CNMP. Mas Lira rejeitou o pedido, no começo de novembro, alegando que o regimento interno autoriza, mas não obriga a manobra e citando a “conveniência e a oportunidade política”.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.