Brasil retorna ao Conselho de Segurança da ONU
O último mandato do país no órgão foi o de 2010-2011
O Brasil foi eleito nesta sexta-feira para um assento não permanente no Conselho de Segurança da ONU, no biênio 2022-2023, assim como Albânia, Emirados Árabes Unidos, Gabão e Gana. O último mandato brasileiro ocorrem em 2010 e 2011.
Esta será a 11ª vez que o país vai integrar o órgão, que conta com Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China como membros permanentes. O conselho tem dez cadeiras rotativas.
A escolha ocorreu durante a 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. O Brasil recebeu 181 votos. “O resultado reflete o reconhecimento da histórica contribuição brasileira para a paz e a segurança internacionais”, afirmou o Itamaraty, em nota.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o país pretende fortalecer as missões de paz da ONU e defender os “mandatos que corroborem a interdependência entre segurança e desenvolvimento”.
“O Brasil estará em posição privilegiada para atestar seu compromisso com a reforma do CSNU, para resguardar a legitimidade da atuação das Nações Unidas diante dos múltiplos e complexos desafios enfrentados pela comunidade internacional”, concluiu o comunicado..