Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Julgamento sem interrupção

O destino de Lula em jogo

Por Ricardo Noblat
Atualizado em 30 jul 2020, 19h23 - Publicado em 16 out 2019, 09h00

Os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal fecharam um acordo: seja qual for o resultado que se desenhe no julgamento que deverá pôr fim à prisão dos réus condenados em segunda instância, nenhum deles pedirá vistas.

Assim fica garantido que o julgamento não será suspenso por artes e manhas de qualquer ministro inconformado com seu possível desfecho. Nesta quinta-feira, falarão os advogados das partes que provocaram o Supremo a deliberar.

Os ministros propriamente ditos lerão seus votos na quarta e na quinta-feira da próxima semana. A tendência aponta para a aceitação da tese de que condenados só venham a ser presos depois que suas sentenças transitarem em julgado.

Se isso se confirmar, não haverá uma abertura automática de portas de cadeias para réus presos pela segunda instância – nem mesmo para Lula. Réus que possam se beneficiar da decisão terão que entrar com novos recursos na Justiça.

Se o recurso de Lula for deferido, ele irá para casa e seus direitos políticos, inclusive o de se candidatar, voltarão a valer. Não significa que ficará livre por muito tempo. No caso do tríplex do Guarujá, ele já foi condenado na terceira instância.

Continua após a publicidade

Mais adiante, se a sentença transitar em julgado, Lula passaria ao regime de prisão semiaberto, trabalhando durante o dia, mas dormindo na cadeia. A não ser que em outro julgamento ainda não marcado o Supremo anule a condenação da primeira instância.

É isso o que a defesa de Lula quer. Por isso que pediu a anulação alegando que os procuradores da Lava Jato em Curitiba e o então juiz Sérgio Moro cometeram erros na condução do processo do tríplex e também na condução do processo do sítio de Atibaia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.