Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Execução de vereadora põe em xeque a intervenção no Rio

Recado do crime foi claro

Por Ricardo Noblat
Atualizado em 16 mar 2018, 08h00 - Publicado em 16 mar 2018, 08h00

Com a execução da vereadora Marielle Franco (PSOL), morta com quatro tiros na cabeça, o crime organizado pôs em xeque a intervenção federal no aparelho de segurança pública do Rio de Janeiro justamente quando ela completa um mês e mal se arrasta.

Porque foi isso o que se passou na noite da última quarta-feira no bairro do Estácio, área central da cidade. Marielle era a vítima ideal para quem pretendia reafirmar seu poder de mando sobre um território carente de lei, ordem e serviços essenciais.

Era mulher, negra, professora universitária, mãe solteira, ativista política e defensora dos direitos humanos. Nascida e moradora de favela, enfrentava sem ódio e sem medo os abusos da polícia e das milícias contra os mais pobres de preferência.

Matá-la seria a melhor maneira de mandar um recado a quem pudesse interessar: “Não vem que não tem. Aqui, mandamos nós”. E não somente mandam como não estão dispostos a deixar de mandar sequer pelo tempo mínimo de vida que ainda resta a este governo.

Se a resposta à ousadia dos criminosos não for rápida, eficaz e convincente, o governo que promoveu uma intervenção amadora e antes de tudo marqueteira, só para dar a impressão de que ainda vive, passará em definitivo à sua fase terminal.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.