Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Embolou o meio campo

O centro está com candidatos em excesso e, provavelmente, todas essas candidaturas não resistirão até a campanha eleitoral.

Por Murillo de Aragão
Atualizado em 22 mar 2018, 16h00 - Publicado em 22 mar 2018, 16h00

Com Michel Temer no jogo das pré-candidaturas, o centro politico brasileiro chega a um total de 5 candidatos: Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles, Rodrigo Maia, Álvaro Dias e o próprio Temer.

Duas constatações: o centro está com candidatos em excesso e, provavelmente, todas essas candidaturas não resistirão até a campanha eleitoral.

Como temos uma longa pré-campanha, é o momento certo para surgir pré-candidaturas. Porém, nos próximos três ou quatro meses, algumas dessas candidaturas podem desaparecer.

Rodrigo Maia, apesar do discurso sólido, enfrenta algum desconforto. Precisa, para se consolidar como candidato, ampliar a sua coalizão de apoio e sair do nada nas pesquisas.

Michel Temer quer ser candidato para defender seu legado e tentar surfar em uma potencial onda de crescimento de sua popularidade. Parece improvável, mas não impossível.

Continua após a publicidade

Até mesmo pelo fato de que o governo não conseguiu acertar a mão em sua estratégia de comunicação. Não conseguiu transformar sua agenda de reformas e a recuperação da economia em popularidade. Será que conseguirá faze-lo com a intervenção federal no Rio de Janeiro?

Álvaro Dias é o azarão do centro. Surpreendeu em pular do nada para 3,3% na última pesquisa do CNT/MDA. Entretanto, carece, de estrutura partidária para alavancar voos maiores.

No final das contas, causa certo espanto o fato de que nem o PSDB nem o MDB conseguem pontificar um entendimento para organizar o centro. Atuam em campos distintos e abriram espaço para a candidatura do DEM.

Continua após a publicidade

Geraldo Alckmin sabe que algumas das candidaturas do centro não vão resistir. Dos cinco nomes ventilados, Temer e Meirelles disputam o mesmo lugar. Dificilmente, Meirelles concorre contra Temer.

Para centro político do país, surge o fantasma das eleições da prefeitura do Rio de Janeiro onde três candidatos de centro disputaram entre si e não conseguiram chegar ao segundo turno.

Como a história se repete como uma farsa, pode ser que não ocorra o mesmo fenômeno. Porém, alguém tem que “desembolar” o centro e o tempo está passando.

Murillo de Aragão é cientista político 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.