Clique e assine a partir de 8,90/mês
Modo Avião Por Tatiana Cunha As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem

9 dicas para aproveitar melhor sua viagem de trabalho

Que tal aproveitar que sua passagem aérea já foi paga e curtir um pouco mais o destino da sua próxima viagem de negócios?

Por Tatiana Cunha - Atualizado em 30 jul 2020, 20h34 - Publicado em 16 fev 2018, 13h49

Quem viaja a trabalho sabe bem como é…

Enquanto todo mundo acha que você está passeando, curtindo o destino e se divertindo, você está na realidade trabalhando cinco vezes mais do que estaria, indo de um compromisso para o outro, comendo o que dá tempo e dormindo pouco. É o “glamour” de viajar a trabalho.

Quem acompanha o blog desde o começo, sabe que por quase dez ano cobri o Mundial de F-1, o que significava viajar semana sim, semana não para os lugares mais incríveis do planeta: Mônaco, Austrália, Japão, Canadá, Europa, entre outros. E, invariavelmente, as pessoas achavam que eu passava o ano curtindo e conhecendo lugares incríveis quando na realidade eu basicamente conhecia o aeroporto, o circuito e o hotel em que me hospedava.

Depois de alguns anos nessa rotina, comecei a buscar maneiras de aproveitar a oportunidade que tinha para também conhecer as cidades que ia e, quando conseguia, ainda dava uma esticadinha para conhecer outro lugar na região. E, aos poucos, posso dizer que consegui conhecer muita coisa mundo afora, como o Taj Mahal, na foto abaixo 

Mas sei que não é fácil. A rotina quando estamos viajando a trabalho é super estressante, acabamos ficando de “espírito em pé” o tempo todo, a responsabilidade é maior e ainda temos o fuso horário que muitas vezes faz com que nossos dias sejam mais longos para se adequar ao horário brasileiro e ao de onde você está. Por outro lado sempre disse que melhor estar em qualquer lugar do mundo do que sentada num escritório (sem janela, como era o caso da redação onde trabalhava).

Para você que viaja com frequência para trabalhar, fiz uma listinha com algumas dicas que podem te ajudar a aproveitar mais a próxima vez que você tiver um compromisso em outra cidade ou outro país. Claro que vale lembrar que todo trabalho é diferente e cada empresa tem suas regras, então o que vale para um nem sempre vale para o outro 😉

1. Leve companhia

Que tal levar seu companheiro/companheira, parente ou amigo/amiga para te fazer companhia enquanto você viaja a trabalho? Dependendo do que você vai fazer fora, seu horário pode ser mais flexível e você pode até conseguir aproveitar uma manhã para fazer turismo ou um fim de tarde para passear. E aí nada melhor que ter alguém para dividir a experiência, né? Muitos dos hotéis também cobram por acomodação para duas pessoas, então, em alguns casos, seu acompanhante poderia até ficar hospedado de graça… vale perguntar antes no hotel ou para quem fez a reserva na sua empresa. E, mesmo que o tempo seja curto, seu companheiro pode aproveitar o dia e te fazer companhia no café da manhã e no jantar. Já é uma maneira de transformar a viagem de negócios em algo mais relaxante.

Continua após a publicidade

2. Fique alguns dias a mais

Se você tem a possibilidade, aproveitar para ficar um, dois ou alguns dias a mais no seu destino é sempre uma ótima oportunidade de conhecer um novo lugar. Sejamos práticos… a passagem já foi paga e você só terá que arcar com os custos dos dias em que não estiver trabalhando. Se esta é sua ideia, fale com o responsável por reservar a passagem em sua empresa antes que ela seja emitida, assim ninguém tem que pagar multa para remarcar a data da volta.

3. Curta as mordomias

Dependendo da empresa onde você trabalha ou do lugar que está visitando, é possível que você fique hospedado num super hotel que não teria como pagar nas suas férias… por que não aproveitar ao máximo então? Aproveite para tomar um belo café da manhã no hotel, use as facilidades como piscina, academia, etc. Dependendo da sua verba para alimentação, também dá pra fazer um jantar incrível na cidade que você estiver hospedado, daqueles que você faria com dor no coração se o dinheiro estivesse saindo do seu próprio bolso. E se você é dos sortudos que viaja de classe executiva, aproveite para curtir os lounges da empresa aérea e usufruir de todas as mordomias durante o voo.

4. Adiante o trabalho antes de viajar

Quem nunca viajou a trabalho e passou o voo todo com o computador ligado tentando adiantar as tarefas para quando chegar ao destino estar com tudo em dia? Tente achar um tempo para fazer isso antes de viajar, assim você pode curtir a viagem sem ter que se preocupar até chegar ao seu destino. Dá pra aproveitar a sala VIP do aeroporto e, se você estiver viajando de executiva, curtir o serviço de bordo, as mordomias e tomar umas taças de vinho durante o voo. Assim você não se estressa durante o voo e sabe que só precisará trabalhar quando chegar ao seu destino.

5. Faça exercícios

Acordar um pouco mais cedo para ir à academia do hotel ou para dar uma corrida ou caminhada pelas ruas próximas ao seu hotel não apenas te deixará mais relaxado (ah, endorfinas!!) como também é uma boa maneira de você aproveitar o pouco tempo que tem livre para conhecer um pouco da cidade onde está. Se der para variar o percurso no decorrer da sua estada, melhor ainda. Agora se você não se exercita nem quando está em casa, não preciso nem dizer que está na hora de se mexer, né?

6. Fuja dos bate e volta

Se você tiver esta opção, prefira passar ao menos uma noite em seu destino. Não apenas você terá tempo para descansar depois dos compromissos cumpridos em sua viagem, como ainda pode aproveitar para fazer um belo jantar no fim do dia. Que tal encontrar com algum colega de trabalho ou um amigo que mora na cidade em que você está visitando? Se for uma viagem internacional, então, sempre é bom dar um tempo para seu corpo se recuperar antes de entrar novamente no avião. Isso, claro, se você tiver condições de se dar este “mimo”.

7. Curta o tempo livre

Sei que não é fácil ter muito tempo livre quando estamos viajando a trabalho. E que, mesmo quando estamos sem trabalhar, ficamos pensando no trabalho. Mas tente aproveitar o tempo em que não tem nenhum compromisso para desligar, mesmo que seja apenas durante o jantar ou uma cainhada matinal. Se possível, deixe o celular longe para que você possa, de verdade, aproveitar o tempo livre. Que tal aproveitar para fazer uma massagem no hotel? Ou ler um bom livro?

8. Aproveite o cenário

Mesmo que você não tenha conseguido tempo para curtir a cidade em que você foi trabalhar, tente aproveitar ao máximo o cenário em que você está. Se possível, marque almoços e jantares para restaurantes que você possa apreciar a vista da cidade, o por do sol ou um ponto turístico marcante. Se puder, vá ao seu compromisso a pé, assim você pode ir curtindo a paisagem e ainda dá para sentir um pouco o clima da cidade. Se não puder, aproveite o caminho no táxi para observar o que está a sua volta. Se tiver um tempo sobrando e conhecer pessoas que morem na cidade, peça dicas de onde ir em pouco tempo. Sempre é possível aproveitar, mesmo que seja só um pouquinho!

9. Saia com vontade de voltar

Você fez de tudo mas não conseguiu aproveitar nem um pouquinho da cidade que foi visitar e ficou só no circuito aeroporto-hotel-escritório-hotel-aeroporto? Calma, nem tudo está perdido! Se algo na cidade te chamou muito a atenção e você ficou com muita vontade de conhecê-la melhor, faça disso um incentivo para você se programar para voltar depois, desta vez quando estiver de férias! Eu já fiz isso algumas vezes… sempre ia a Istambul a trabalho e nunca tinha tempo suficiente para conhecer a cidade. Tinha uma ideia e tinha ido a alguns lugares, mas não podia dizer que a conhecia de fato. Até que um ano resolvi tirar o atraso e marquei uma semana de férias para lá só para fazer turismo. E valeu muito a pena, como já contei neste post sobre os lugares que mais amo no mundo!

Continua após a publicidade
Publicidade